19/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Rússia é acusada de acobertar doping de medalhistas nos Jogos de Inverno de Sochi 2014.

2 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br com AFP.

GETTY

Atletas da Rússia na cerimônia de abertura dos Jogos de Sochi em 2014
Atletas da Rússia na cerimônia de abertura dos Jogos de Sochi em 2014

Vitaly Stepanov, um dos denunciantes do escândalo de dopagem que abalou o esporte na Rússia no ano passado, acusou agora o país de ter acobertado casos de medalhistas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014.

O ex-empregado da agência antidoping russa (Rusada) vive hoje nos Estados Unidos e apresentou sua versão no famoso programa “60 Minutes”, da rede de TV CBS, transmitido no último domingo.

Stepanov afirma que seu ex-chefe na Rusada, Grigory Rodchenkov, o revelou que houve o acobertamento de casos de doping nos Jogos de dois anos atrás.

Ele gravou mais de 15 horas de conversas com Rodchenkov, que disse a ele que oficiais do serviço de segurança da Rússia (FSB) “tentou controlar cada passo do processo antidoping em Sochi”.

A reportagem ouviu na gravação Rodchenkov discutir com seu ex-empregado “a lista de Sochi” de medalhistas dopados. Antes de o programa ir ao ar ontem, o ministro de Esporte russo, Vitaly Mutko, chamou a acusação de “especulação”.

Stepanov e sua mulher, a atleta suspensa Yuliya Stepanova, foram figuras-chave no documentário da TV alemã Das Erste que revelou o acobertamento sistemático de doping de atletas russos – depois confirmado pela Agência Mundial Antidoping (Wada).

A Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) suspendeu a Rússia em novembro passado, e o comitê da entidade decidirá em junho se os esportistas do país poderão participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em agosto.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.