Na última terça-feira, a terceira disputa pela quarta fase já havia sido interrompida pela presença de um tubarão. Quem estava na água era o brasileiro Filipe Toledo, que enfrentava o sul-africano Jordy Smith e o australiano Julian Wilson, também presente no ataque de um tubarão branco que aconteceu há dois anos. Segundo a organização, o animal estava a cerca de 90 metros de onde os surfistas se encontravam.

 

Nesta manhã, o mesmo cenário voltou a acontecer. O brasileiro Gabriel Medina atropelava o australiano e defensor do título em J-Bay Mick Fanning, com direito a duas ondas 8,50 e 8,90, e uma diferença 6,40 pontos na somatória final. No entanto, faltando quatro minutos para o fim da disputa, o duelo precisou se paralisado.

Cerca de 15 minutos após a interrupção, a organização informou que o tubarão já se encontrava há 3 quilômetros da área de competição, e a disputa foi retomada normalmente do ponto em que parou – ao contrário do que aconteceu na terça-feira, quando precisou ser reiniciada.

Na volta da disputa, as notas não se alteraram, e Medina confirmou a vitória sobre Fanning, por 17,40 (8,90 + 8,50) a 11,33 (5,83 + 5,50), garantindo vaga na semifinal da etapa sul-africana, no que já garante seu melhor resultado na temporada – o brasileiro também foi semifinalista em Gold Coast, na Austrália.

No momento da aparição do tubarão, também já se encontravam na água o atual campeão mundial John John Florence e o português Frederico Morais, que se preparavam para sua próxima bateria pelas quartas de final do evento.