19/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Investimento pesado, camisas nem tanto: Campeonato Brasileiro feminino começa nesta quarta

3 min read

Depois de 12 anos, o futebol feminino do Brasil voltará a ter um campeonato nacional nesta quarta-feira. Sobrevivendo desde 2007 somente com a Copa do Brasil, a modalidade terá um investimento recorde entre as mulheres para resgatar uma competição que não é disputada desde 2001.

No último Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino o campeão foi o Santa Isabel, de Minas Gerais, que deixou de existir por falta de patrocínio. Daí em diante, a única competição de nível nacional no país foi a Copa do Brasil, que começou em 2007 e é disputada no sistema de mata-mata.

No Brasileiro, os times divididos serão divididos quatro grupos. Com duração de apenas dois meses e meio, a competição terá a participação de 20 times de 13 estados diferentes – o único clube considerado grande no país com representante na competição será o Vasco.

Nesta primeira fase, os dois melhores colocados de cada chave avançam para, depois, serem novamente dividos em dois grupos. Os quatro melhores times do torneio disputarão semifinal em ida e volta para a definição da final, que será disputada no mesmo formato.

Gazeta Press

São José estará na disputa do Campeonato Brasileiro de futebol feminino

O patrocínio da competição é da Caixa. Os R$ 10 milhões investidos pela empresa serão responsáveis pelas despesas dos clubes com passagens aéreas com distâncias acima de 500 quilômetros, de ônibus leito até esta distância e alimentação em hotéis. A marca do banco estará exposta nas camisas das atletas.

Já a CBF vai garantir o mesmo esquema de estádios para os jogos do campeonato masculino: arbitragem profissional e sistema de ambulância para atendimentos de emergência.

Com a volta da competição, o país terá Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil de futebol feminino – o último campeão da Copa Brasil foi o São José, de São Paulo, este ano.São José estará na disputa do Campeonato Brasileiro de futebol feminino

Mesmo com pouco apoio, a seleção brasileira feminina de futebol conquistou medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2003, em Santo Domingo, na República Dominicana; e em 2007, no Rio de Janeiro. As brasileiras foram também medalha de prata nas Olimpíadas de 2004, em Atenas; e de 2008, em Pequim; e vice-campeãs no Mundial da China, em 2007.

Veja os 20 participantes do Campeonato Brasileiro de futebol feminino em 2013:

Grupo 1 – Francana (SP), Rio Preto (SP), Duque de Caxias (RJ), Centro Olímpico (SP) e América (SP)
Grupo 2 – Vasco (RJ), Asscoop (DF), Foz (PR), Kindermann (SC) e São José (SP)
Grupo 3 – Vitória de Santo Antão (PE), Caucaia (CE), São Francisco (BA), Mixto (MT) e Botafogo (PB)
Grupo 4 – Tiradentes (PI), Viana (MA), Tuna Luso (PA), Iranduba (AM) e Pinheirense (PA)

 

Fonte: ESPN.com.br com agências

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.