18/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Oscar e Dedé decidem e Brasil derrota Zâmbia

4 min read

Oscar celebra o seu segundo gol no tour asiático da seleção brasileira.

Do ZigZag do Esporte.

Seleção Brasileira/Brasil x Zâmbia.

Getty

Jogadores do Brasil comemoram um dos gols na vitória sobre Zâmbia
Jogadores do Brasil comemoram um dos gols na vitória sobre Zâmbia

Mesmo sem brilhar e com Luiz Felipe Scolari irritado por várias vezes, a seleção brasileira fez o suficiente para derrotar Zâmbia por 2 a 0, nesta terça-feira, no Estádio Ninho do Pássaro, em Pequim (China). Oscar, mais uma vez, foi decisivo ao abrir ao placar após entrar no segundo tempo na vaga de Ramires; Dedé também deixou sua marca depois de falta cobrada por Neymar.

Assim, o Brasil repete o placar da vitória sobre a Coreia do Sul, no último sábado, em Seul.

A seleção brasileira volta a campo, no dia 16 de novembro, provavelmente contra Honduras – caso os centro-americanos consigam se classificar à Copa do Mundo de 2014.

Mesmo com uma formação inédita, a seleção brasileira começou o jogo em ritmo acelerado. Logo aos 2 minutos, em cobrança de falta, Neymar acertou o travessão, a bola bateu no braço do goleiro Mweene e quase entrou. Pouco depois, em velocidade, Daniel Alves recebeu de Ramires na entrada da área e chutou de primeira, passando por cima com perigo.

Getty

Oscar celebra o seu segundo gol no tour asiático da seleção brasileira
Oscar celebra o seu segundo gol no tour asiático da seleção brasileira

A pressão continuou na saída de bola, e o goleiro Mweene a entregou nos pés de Alexandre Pato, que tentou por cobertura, mas mandou para fora. Aos 14, grande oportunidade para Ramires: em triangulação com Daniel Alves e Neymar, o volante do Chelsea recebeu do atacante do Barcelona cara a cara com o arqueiro zambiano, porém chutou errado, em cavadinha, e a bola saiu à direita.

O primeiro chute de Zâmbia aconteceu aos 16 minutos, fraco com Mayuka, nas mãos de Cavalieri. A seleção africana, que já não tem mais chances de ir à Copa do Mundo de 2014, perdeu o técnico Hervé Renard, que a levou ao título da Copa Africana de Nações no ano passado, na última semana, e o assistente Patrice Beaumelle assumiu o comando.

Então, o jogo ficou bastante truncado, com poucas chances, passes errados e cruzamentos sem perigo. Aos 43, Neymar teve a última boa oportunidade do primeiro tempo: ele partiu com a bola, chutou rasteiro com o pé esquerdo, e Mweene espalmou para escanteio.

Para a volta à etapa final, Felipão fez logo três alterações: saíram Ramires, Lucas Moura e Alexandre Pato para as entradas de Oscar, Hulk e Jô. A partida ganhou em intensidade das duas seleções, com Zâmbia assustando em duas chegadas, ambas com Tembo, primeiro em chute que quase Myuka ficou com a sobra dentro da área e depois em cobrança de falta.

Getty

Lucas Leiva luta pela bola contra Tembo
Lucas Leiva luta pela bola contra Tembo

Pelo lado brasileiro, David Luiz assustou em cobrança de falta, e Daniel Alves conseguiu grande chance após lindo lançamento de Neymar, mas o lateral perdeu cara a cara com Mweene. Paulinho também assustou em lindo chute de fora da área, que passou acima do travessão.

Aos 14, finalmente, saiu um gol, e foi do Brasil: em cobrança de curta de escanteio, a defesa de Zâmbia cortou errado, Oscar ficou com a bola, limpou um marcador e chutou prensado com Lungu; a bola subiu e entrou no ângulo esquerdo do goleiro africano. Alívio do sisudo Felipão.

Seis minutos depois, a seleção anotou o segundo. Em falta na lateral esquerda próxima à área, Neymar cruzou na cabeça do zagueiro Dedé, que subiu sozinho para ampliar.

Getty

Dedé teve atuação segura coroada com seu primeiro gol pela seleção brasileira
Dedé teve atuação segura coroada com seu primeiro gol pela seleção brasileira

O Brasil continuou pressionando, e Oscar perdeu um feito após lindo passe de Maxwell para o meio da área. Hulk também assustou em chutaço de fora, mas a bola saiu.

O juiz chinês Fan Qi gostou do duelo, que foi até os 51 minutos do segundo tempo.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 2X0 ZÂMBIA

Local: Estádio Nacional de Pequim (China)
Data: 15 de outubro de 2013, terça-feira
Horário: 8h45 (de Brasília)
Árbitro: Fan Qi‎ (CHN)
Gols: BRASIL: Oscar, aos 14, e Dedé, aos 20 minutos do segundo tempo

BRASIL: Diego Cavalieri; Daniel Alves, Dedé, David Luiz (Henrique) e Maxwell; Lucas Leiva, Ramires (Oscar) e Paulinho (Hernanes); Lucas Moura (Hulk), Neymar (Bernard) e Alexandre Pato (Jô). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

ZÂMBIA: Mweene; Kabaso (Chisemga), Himonde, Chama e Mbola; Mtonga, Lungu (Musakanya), Mayuka (Chamanga) e Katongo (Musonda); Tembo (Chivuta) e Mulenga (Kola). Técnico: Patrice Beaumelle.

 

Fonte: espn.com.br

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.