19/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Do Zigzagdoesporte por Carlos Machado.

Fim do jejum: Ramsey faz na prorrogação, Arsenal vira sobre o Hull City e é campeão da Copa da Inglaterra.

Foi com bastante sofrimento, muito mais difícil do que se poderia se esperar, mas, enfim, os Gunners colocaram fim ao jejum de nove anos sem título. Depois de tomar dois gols em oito minutos, o Arsenal conseguiu a virada e, com um gol de Ramsey na prorrogação, venceu o Hull City, por 3 a 2, neste sábado, no estádio de Wembley, em Londres, e foi campeão da Copa da Inglaterra pela 11ª vez.

O Arsenal não ganhava um título desde 2005, quando venceu o Manchester United na disputa de pênaltis da final da mesma competição. Neste período, acumulou algumas decepções, como a derrota na final da Copa da Liga Inglesa de 2011 para o modesto Birmingham. Com a taça deste sábado, o clube do Norte de Londres passa o maior ganhador da Copa da Inglaterra, com 11 conquistas (1929-30, 1935-36, 1949-50, 1970-71, 1978-79, 1992-93, 1997-98, 2001-02, 2002-03, 2004-05 e 2013-14), mesmo número do Manchester United.

Apesar da grande diferença de história e financeira entre as duas equipes, o Arsenal sofreu para conseguir a vitória na decisão. O Hull City, que terminou o Campeonato Inglês apenas na 16ª colocação, abriu 2 a 0 já aos oito minutos de jogo, com gols de Chester e Davies. Cazorla diminuiu no primeiro tempo, e Koscielny empatou na segunda etapa. Depois de muita pressão, os Gunners conseguiram o gol da vitória aos quatro minutos do segundo tempo da prorrogação, em um chute do meia galês Aaron Ramsey.

 

Getty

O capitão Vermaelen, do Arsenal, levantou o troféu da Copa da Inglaterra
O capitão Vermaelen, do Arsenal, levantou o troféu da Copa da Inglaterra

No caminho do título, o Arsenal passou por Tottenham, Coventry City, Liverpool, Everton, Wigan e Hull City. Com o triunfo na Copa da Inglaterra, o time do técnico Arsene Wenger termina em festa a temporada 2013-2014, minimizando um pouco as frustrações pela eliminação nas oitavas de final da Champions League e, principalmente, por terminar a Premier League na quarta posição depois de ter lutado pelo título durante boa parte do campeonato.

O jogo

A julgar pelas últimas cinco rodadas da Premier League, a partida deveria ter sido tranquila para os Gunners. Enquanto o time de Londres vinha de cinco vitórias, o Hull trazia o retrospecto de um empate e quatro derrotas. Nada disso, porém, contou para a final.

Reuters

Davies fez o segundo gol do Hull City
Davies fez o segundo gol do Hull City

O Hull começou o jogo muito mais ligado. Marcando forte e ficando mais com a posse de bola, o pequeno inglês abriu o placar logo aos três minutos. Após jogada ensaiada em cobrança de escanteio, o zagueiro Chester desviou dentro da área para abrir o placar. O Arsenal parecia estar dormindo e levou o segundo gol aos oito. O meia irlandês Quinn levantou, o zagueiro Bruce cabeceou no canto e Fabianski fez uma difícil defesa; no rebote, porém, outro defensor, Davies, empurrou para as redes.

Com o 2 a 0 no placar, os londrinos ficaram sem reação. O terceiro gol quase saiu novamente em jogada aérea, com Bruce empurrando de cabeça e Gibbs salvando em cima da linha. Apesar de totalmente perdidos, os Gunners encontraram um gol que reequilibrou o jogo, em cobrança de falta de Cazorla, no ângulo, aos 16 minutos. Depois que o Arsenal diminuiu, a partida deu uma acalmada, com o time de Wenger controlando mais as ações, e o Hull saindo no contra-ataque.

Antes do intervalo, o time do norte de Londres chegou perto do empate três vezes, mas não conseguiu concluir efetivamente em gol duas delas. Primeiro, em uma jogada de Podolski, que Ozil não chegou para finalizar, e depois em um cruzamento de Giroud. No outro lance, Ozil chutou aproveitando um rebote, mas a bola explodiu na zaga adversária.

Reuters

O espanhol Cazorla marcou o primeiro gol do Arsenal na decisão
Cazorla marcou o primeiro gol do Arsenal na decisão

O Arsenal continuou tendo o domínio da posse de bola na segunda etapa, mas tinha dificuldades para criar chances claras de gol. Equanto isso, o Hull City tentava ameaçar nos contragolpes. Então, Wenger tirou Podolski e colocou Sanogo, fortalecendo o jogo aéreo da equipe.

A insistência dos Gunners deu certo aos 26 minutos. Em uma cobrança de escanteio de Cazorla, Sagna brigou no alto de cabeça, e a bola sobrou para o zagueiro Koscielny, que chutou para empatar a partida: 2 a 2.

Com a igualdade no marcador, o Arsenal foi para a pressão, enquanto o Hull City não conseguiu nem dar a resposta em jogadas com velocidade. Após cruzamento de Sanogo, Gibbs, livre na área, chutou por cima e perdeu um gol inacreditável. Na sequência, Giroud chutou bem, mas o goleiro McGregor espalmou. Mas o gol não saiu, e a decisão foi para a prorrogação.

Logo no início do tempo extra, Giroud acertou uma cabeçada no travessão. De tanto pressionar, o Arsenal conseguiu o gol do título aos 4 minutos do segundo tempo da prorrogação. Após passe de calcanhar de Giroud na área, o meia Ramsey chutou para fazer 3 a 2. Com a vantagem dos Gunners, o Hull City foi ao ataque no desespero, e Aluko quase marcou após erro de Mertesacker e saída ruim do goleiro Fabianski. Mas, com o apito final, o Arsenal pôde, enfim, comemorar um título depois de nove anos de jejum.

PSG se despede com vitória sobre Montpellier e gol de Lucas.

Getty Images

Lucas PSG Montpellier Francês 170514
Lucas comemora o terceiro gol do PSG nos 4 a 0 sobre o Montpellier na despedida do Francês

O Paris Saint-Germain encerrou sua participação no Campeonato Francês com mais uma vitória. Neste sábado, os bicampeões nacionais derrotaram o Montpellier, em casa, por 4 a 0 e fecharam o campeonato com nove pontos de vantagem sobre o Monaco.

O brasileiro Lucas foi o responsável pelo último gol do PSG na temporada, marcado aos 5 minutos do segundo tempo. Os outros fora de Lavezzi, aos 2min, da etapa inicial, e Ibrahimovic, 18 minutos mais tarde. Rabiot completou a goleada no fim.

Com o resultado, o PSG fecha a temporada com 27 vitórias, oito empates e três derrotas. O título nacional foi conquistado com três rodadas de antecedência e teve o Monaco como principal concorrente.

O Monaco começou a perder terreno depois de o colombiano Falcao García sofrer uma lesão no joelho. Sem sua principal estrela, o time não conseguiu acompanhar a boa campanha do PSG e fechou sua participação com 23 vitórias, 11 empates e quatro derrotas.

A última rodada do Francês teve dois times vitoriosos na parte de cima da tabela. O Lille arrebatou a terceira vaga do país na Champions League, enquanto o Lyon conquistou um lugar na Liga Europa.

Para chegar à Champions League, o Lille sofreu no primeiro tempo, mas derrotou o Lorient por 3 a 1, fora de casa, e terminou em terceiro lugar, com 71 pontos. O Saint-Etienne, que também estava na briga, fez 3 a 0 no Ajaccio e acabou em quarto, com 69.

O Lille saiu atrás no placar com um gol de Aliadiere, mas Kalou empatou ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Roux e Kalou garantiram o triunfo do Lille.

Na briga por vaga na Liga Europa, o Lyon levou a melhor ao derrotar o Nice por 1 a 0, com gol de Kone aos 6 minutos do primeiro tempo. O Olympique de Marselha também estava na briga, mas ficou fora das competições continentais por um ponto. Na última rodada, venceu o Guingamp por 1 a 0.

Na parte de baixo da tabela também houve uma decisão. E em confronto direto. O Sochaux dependia de uma vitória sobre o Evian, em casa, para escapar do rebaixamento e mandar seu adversário para a segunda divisão. Mas perdeu por 3 a 0 e se juntou a Valenciennes e Ajaccio para a degola.

‘Futebol fez justiça’, diz Godín, herói do título do Atlético.

As lesões de Diego Costa e Arda Turan antes da metade do primeiro tempo e o gol do Barcelona criaram a impressão de que o Atlético de Madri, depois de liderar tantas rodadas, estava fadado ao vice-campeonato espanhol. Mas o gol de Diego Godín, aos três minutos da etapa final, tratou de corrigir o que, em sua opinião, seria injusto.

“O futebol fez justiça. Lutamos o ano todo e realizamos um trabalho impressionante”, enalteceu o zagueiro uruguaio, que está no futebol espanhol desde 2007, temporada em que foi contratado pelo Villarreal, do qual saiu três anos depois.

O começo do segundo tempo mostrou um Atlético arrasador. Depois de assustar a torcida catalã com uma blitz ofensiva no final da primeira etapa, a equipe madrilenha acertou uma bola na trave com 50 segundos. No terceiro minuto, Godín aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou no canto esquerdo baixo do goleiro Pinto para empatar.

Segundo o zagueiro, a conversa com o técnico Diego Simeone no intervalo passou confiança ao time, que dependia justamente apenas de um empate para confirmar o título. “Ele nos disse que estava seguro de que iríamos marcar um gol”, contou o herói da conquista.

 

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.