16/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Com direito a freguesia para time do Papa, Brasil faz sua pior Libertadores em 23 anos

3 min read

Do Zigzagdoesporte Por ESPN.com.br.

Getty

Jovem torcedor do Cruzeiro não conteve a tristeza com a eliminação
Jovem torcedor do Cruzeiro não conteve a tristeza com a eliminação

A Copa Libertadores de 2014 ainda não tem os duelos das semifinais definidos, porém, já é certo que esta edição da competição registra o pior desempenho dos clubes brasileiros em mais de 20 anos. A queda do Cruzeiro para o San Lorenzo nesta quarta-feira fez com que o país ficasse sem representantes entre os quatro últimos remanescentes no torneio pela primeira vez desde 1991.

Naquela ocasião, o Flamengo era o único time do Brasil nas quartas de final e caiu para o Boca Juniors após vencer por 2 a 1 e perder por 3 a 0. Os argentinos, então, cairiam na fase seguinte da competição, para o Colo Colo, o futuro campeão.

Além disso, a decisão ocorrerá sem a presença de uma equipe do país verde e amarelo após dez anos. Desde que o Once Caldas bateu o Boca Juniors na final de 2004, ao menos um brasileiro decidiu a competição. São Paulo (2005), Internacional (2006 e 2010), Santos (2011), Corinthians (2012) e Atlético-MG (2013) foram campeões. Atlético-PR (2005), São Paulo (2006), Grêmio (2007), Fluminense (2008) e Cruzeiro (2009) ficaram com o vice.

Já em 2014, o Brasil tinha seis possibilidades para evitar uma campanha tão fraca. Porém, Flamengo, Botafogo e Atlético-PR deixaram o torneio ainda na fase de grupos. Na sequência, o atual campeão Atlético-MG e o Grêmio foram eliminados nas oitavas, e, por fim, o Cruzeiro foi o último a dar adeus ao sonho do título.

Se o país pentacampeão mundial será lembrado como mero coadjuvante na Libertadores 2014, boa parte de ‘culpa’ pode ser colocada na conta do San Lorenzo, o time do Papa Francisco. Isso porque o clube argentino eliminou nada menos que metade dos brasileiros participantes.

Na fase de grupos, despachou o Botafogo com uma heroica vitória por 3 a 0 na última rodada, quando a vaga ainda estava em aberto. Na sequência, eliminou o Grêmio nos pênaltis após ganhar em casa por 1 a 0 e perder pelo mesmo placar em Porto Alegre. Nesta quarta, garantiu a vaga à semi contra o Cruzeiro depois de triunfar na argentina pelo placar mínimo e empatar por 1 a 1 em Belo Horizonte.

Campeão inédito?

Coincidência ou não, a ausência de times brasileiros nas últimas fases do torneio reflete a grande possibilidade de que esta edição da Libertadores tenha um novo vencedor do torneio. Isso porque os já garantidos na semifinais San Lorenzo e Nacional sequer chegaram a uma decisão da competição em suas histórias.

Nos duelos em abertos das quartas, Defensor, Bolívar e Lanús também jamais estiveram na final. Somente o Atlético Nacional já levantou a taça – em 1989 – e foi vice – em 1995. Porém, como perdeu o duelo de ida para o Defensor por 2 a 0 em casa, a equipe colombiana está perto da eliminação.

Getty

Marcelo Moreno parou várias vezes no goleiro e não impediu a eliminação para o San Lorenzo
Marcelo Moreno parou várias vezes no goleiro e não impediu a eliminação para o San Lorenzo

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.