28/03/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Caso Pistorius: Perito contraria acusação e diz que testemunhas não poderiam reconhecer gritos de namorada. Entenda o fato.

2 min read

Do Zigzagdoesporte por ESPN.com.br.

GETTY

Oscar Pistorius deixa o Tribunal de Pretória nesta quarta-feira, 14/05/2014
Oscar Pistorius deixa o Tribunal de Pretória. em maio

O julgamento por homicídio do atleta paraolímpico sul-africano Oscar Pistorius discutiu nesta terça-feira se os vizinhos teriam ouvido gritos de Reeva Steenkamp, namorada do atleta, no momento em que ela foi morta.

Os promotores tentaram provar que Reeva Steenkamp gritou antes de ser morto, o que indicaria que o atleta cometeu os disparos que tiraram a vida da modelo de maneira consciente, em um acesso de raiva, depois de uma briga durante o Dia dos Namorados do ano passado.

A defesa afirma que Pistorius disparou contra a modelo através de uma porta do banheiro trancada após confundi-la com um intruso e que quaisquer gritos teriam vindo do próprio velocista.

O procurador Gerrie Nel tentou provar por meio de testes conduzidos pelo engenheiro e especialista em acústica Ivan Lin que o assassinato foi premeditado, argumentando que os vizinhos, a 177 metros (metros) de Pistorius, poderiam diferenciar a voz de um homem de o de uma mulher.

Nel submeteu Lin a um interrogatório técnico um dia depois de um painel de especialistas em saúde mental afirmarem Pistorius, 27 anos, não sofre de nenhum transtorno mental e que era responsável por seus atos.

Lin disse na segunda-feira que é “muito improvável que a 177 metros de distância o ouvinte avalie com precisão a procedência do grito”.

No entanto, Nel insistiu que Lin deixou de fazer suas estimativas de som corretamente, dizendo que o perito não levou em conta fatores que teria possibilitado aos vizinhos ouvirem claramente os gritos de Steenkamp. “Temos quatro pessoas que identificaram o som da voz de uma mulher, não temos exceções”, disse Nel.

“Eu acredito que eles ouviram um som, mas não posso dizer com certeza se eles estavam certos ou errados. Não posso interpretar isso”, disse Lin.
Mais tarde, Lin foi perguntado se achava que as testemunhas estavam mentindo. “Nem um pouco”, eu respondi.

O julgamento, que começou em março, atraiu a atenção da mídia. Ele se declarou culpado do assassinato de Steenkamp, uma acusação pela qual pode pegar 25 anos de prisão.

Fontes judiciais dizem uma vez que todas as evidências tenham sido apresentadas – o que deve acontecer na semana que vem – a defesa e acusação vai exigir mais algumas semanas para compilar suas alegações antes de apresentá-las ao tribunal.

A África do Sul não tem o tribunal do júri, por isso, um veredicto será entregue pelo juiz após deliberação de algumas semanas.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.