28/03/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Severa com Suárez, Fifa tem opção de punir Zúñiga por vídeo.Entenda o fato.

3 min read

Do Zigzagdoesporte por ESPN.com.br com agência Gazeta Press.

GETTY

Zuñiga pode ser punido pela Fifa
Zuñiga pode ser punido pela Fifa

O árbitro Carlos Velasco aplicou a lei da vantagem no lance em que Zúñiga cometeu a falta que tirou o brasileiro Neymar do Mundial e não advertiu o colombiano posteriormente. Ainda assim, a Fifa, severa com o uruguaio Luis Suárez, tem a alternativa de punir o jogador com base no vídeo da partida disputada nesta sexta-feira, em Fortaleza.

Na terceira rodada da primeira fase da Copa, Suárez mordeu o italiano Giorgio Chiellini. O árbitro mexicano Marco Rodríguez também não marcou falta, mas o atacante, reincidente na infração, foi punido de maneira severa pela entidade que organiza o campeonato.

A Comissão Disciplinar da Fifa enquadrou Suárez nos artigos 48, parágrafo 1º, alínea d (agressão) e 57 (comportamento antidesportivo para com outro jogador). A entidade puniu o atleta em nove partidas oficiais, proibiu-o de participar de qualquer atividade relacionada ao futebol por quatro meses e até de frequentar estádios no período, além de aplicar uma multa de 100 mil francos suíços.

A severa punição a Luis Suárez foi amplamente contestada, embora ele já tivesse mordido adversários dentro de campo em outras duas ocasiões. Até mesmo o defensor italiano Giorgio Chiellini, vítima da infração, considerou a sanção aplicada pela Fifa exagerada.

Ao anunciar que a mordida de Suárez em Chiellini estava sob investigação, a Fifa lembrou que o código disciplinar permite o uso de “relatórios dos árbitros, declarações dos envolvidos e de testemunhas, evidência material e gravações em áudio ou vídeo” como prova.

A entidade tem a alternativa de adotar o mesmo expediente para punir Juan Zúñiga. Aos 42 minutos do segundo tempo, o lateral direito acertou uma joelhada nas costas de Neymar. Com uma fratura na terceira vértebra lombar, o atacante brasileiro está fora da Copa do Mundo.

Juan Zúñiga poderia ser enquadrado no mesmo artigo (48) de Luis Súarez pelo lance com Neymar, já que a alínea b do parágrafo 1º prevê pelo menos uma partida de suspensão em casos de “jogo brusco grave (especialmente mediante o emprego desmesurado de força)”.

No comunicado sobre a punição a Suarez, a Fifa incluiu a seguinte declaração de Claudio Sulser, presidente da Comissão Disciplinar, responsável pelo julgamento: “Não se pode tolerar esse tipo de comportamento em um campo de jogo, especialmente durante a Copa do Mundo”.

Márcio Fernando Andraus Nogueira, especialista em direito desportivo, vê com reservas a possibilidade de a Fifa punir o lateral colombiano. “A entidade pode rever as imagens e suspendê-lo, mas é improvável. O juiz observou o lance e apontou vantagem. Isso é muito importante para a Fifa. O jogador foi imprudente, mas não senti maldade”, disse.

Independentemente do futuro de Juan Zúñiga, fato é que Neymar está fora da Copa do Mundo. O meia Willian, o volante Ramires e atacante Bernard são as principais alternativas do técnico Luiz Felipe Scolari para substituir o astro na semifinal diante da Alemanha, às 17 horas (de Brasília) de terça-feira, em Belo Horizonte.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.