19/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Surto de caxumba atinge times de hóquei e cria temor na NHL; confira.

2 min read

Dor e inchaço nas glândulas salivares localizadas embaixo da mandíbula, dor muscular, febre e mal-estar têm incomodado jogadores de hóquei da NHL, liga norte-americana.

Do Zigzagdoesporte.com.br por UOL, em São Paulo.

  • AP Photo/Gene J. Puskar

Dor e inchaço nas glândulas salivares localizadas embaixo da mandíbula, dor muscular, febre e mal-estar têm incomodado jogadores de hóquei da NHL, liga norte-americana. Um surto de caxumba, doença infecciosa, tem causado problemas entre os atletas a ponto de criar situação de alerta: já são pelo menos 15 deles contaminados, incluindo uma das grandes estrelas americanas, Sidney Crosby, do Pittsburgh Penguins.

A transmissão da caxumba ocorre por contato com secreções das vias áreas superiores, o que faz com que a profilaxia seja complicada em um esporte de tamanho contato como hóquei. As equipes da NHL já se mobilizaram, realizando exames nos elencos e higienizando quartos e vestiários ocupados pelos jogadores.

De acordo com o jornal USA Today, o surto ocorre porque, apesar de a vacina para caxumba ter sido desenvolvida em 1967, há partes dos Estados Unidos e Canadá em que ela não é difundida pelos mais diversos motivos.  A vacina tem eficiência de 85%. Mais comum em crianças, não é incomum a doença atingir escolas e acampamentos militares, pela grande aglomeração.

Não há muito o que a NHL possa fazer além das medidas preventivas já citadas. Os jogadores passarão por tratamento e devem voltar normalmente às partidas, já que quem contrai a doença, normalmente, se torna imune a ela. Até lá, precisarão tomar cuidado com os espirros – ainda mais porque é inverno no hemisfério norte – e com a evolução da caxumba, que pode infeccionar testículos e ovários e até causar surdez.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.