19/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Pela história, volta do mata-mata favoreceria Corinthians, Grêmio e São Paulo.

3 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por Lucas Coelho, do ESPN.com.br.

ESPN.COM.BR

Mosaico Corinthians Grêmio São Paulo
Paulistas e gaúchos são os que mais obtiveram triunfos no formato

Com o Campeonato Brasileiro sendo disputado por pontos corridos há 13 anos, alguns clubes se movimentam pela volta do mata-mata, que será discutida em congresso da CBF, em janeiro de 2016. Grêmio e Vasco são os principais interessados na mudança, mas, pela história, o grande favorecido seria o Corinthians, seguido pelos tricolores gaúcho e paulista.

O retorno da fórmula, porém, pode significar uma alternância maior entre os campeões. Desde 2003, a Série A teve apenas seis equipes levantando a taça – Cruzeiro, Santos, Corinthians, São Paulo, Flamengo e Fluminense. Além disso, somente membros do extinto “Clube dos 13”. A última vez que o vencedor não pertencia aos principais centros, foi o Atlético-PR, em 2001.

O ESPN.com.br comparou as disputas em playoffs dos 12 clubes com mais participações no Brasileiro, desde 1971. Não à toa, são justamente os 12 grandes: quatro do Rio, quatro de São Paulo, dois de Minas e os dois gaúchos. Veja na tabela abaixo:

OBS: Não são os números de vitórias em jogos, mas sim em eliminações. O Nacional já passou por fórmulas que contaram também com quadrangulares e triangulares finais, e mesmo os mata-matas que se definiram em um, dois e até três jogos. Só foram levados em consideração, os mata-matas.

Nos duelos com eliminação direta na Série A, o Corinthians é o que leva vantagem. Foram 18 triunfos no total. Em segundo lugar aparece o Grêmio, com 16, e em terceiro o São Paulo, com 15.

Se forem considerados apenas os confrontos entre os principais clubes brasileiros, a vantagem do time de Parque São Jorge é ainda maior, com 13 vitórias. Nesse caso, o Internacional passaria a ser o 2º do “ranking”, com dez eliminações entre os grandes.

Dentro do estado paulista, porém, os corinthianos têm duas vitórias sobre o São Paulo, mas saíram derrotados na única vez em que enfrentaram o Palmeiras, na final do Brasileiro de 1994. Os alviverdes somam ainda um triunfo sobre a equipe do Morumbi.

622 41192846 dbd0 320e bb6e ec6f14977104
Corinthians sobe duas posições e ‘rouba’ vice-liderança do Palmeiras; Atlético-MG segue líder

O maior freguês de todos pertence ao Corinthians: o Atlético Mineiro contabiliza quatro derrotas em playoffs para os paulistas, em 1990, 1994, na final de 1999 e em 2002.

Ao menos, os atleticanos podem comemorar a soberania dentro de Minas Gerais. Foram apenas dois encontros com o Cruzeiro em mata-mata no Brasileiro, e duas vitórias. Em 1986 e 1999, os rivais duelaram nas quartas de final, ambas às vezes com derrota celeste.

No Rio de Janeiro, as coisas são mais equilibradas. Enquanto o Botafogo tem apenas uma vitória diante do Flamengo, e o Vasco sobre o Flu, os tricolores eliminaram duas vezes os cruzmaltinos, enquanto o time da Gávea passou uma vez pelo alvinegro e outra pelo “Gigante da Colina”.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.