26/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Com vaga inédita, Albânia coloca ‘dois países’ na Euro. Entenda o fato.

2 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.

GETTY

Torcedores da Albânia comemoram classificação do país para a Euro
Torcedores da Albânia comemoram classificação do país para a Euro

A Albânia fez história no último domingo e garantiu pela primeira vez sua participação em uma Euro, o principal torneio entre países da Europa. A pequena nação do leste, de cerca de 3 milhões de habitantes, no entanto, não ‘estará só’. Junto, o elenco comandado pelo técnico também dará a chance, mesmo que em sentido figurativo, do Kosovo estar na competição.

A relação entre os dois é próxima, com a Albânia sendo uma das primeiras nações a ter reconhecido a independência kosovar. De acordo com o CIA World Factbook – site da agência norte-americana com estatísticas sobre todos os países do mundo – , quase 93% da população do Kosovo é formado por albaneses – bósnios, sérvios e turcos são outros dos grupos étnicos majoritários.

No futebol, do grupo de jogadores convocados pelo técnico Gianni de Biasi nos últimos doze meses, ao menos 14 têm raízes no território que declarou independência de maneira unilateral da Sérvia em 2008, segundo mapeamento do site KosovoDiaspora.

Dos convocados para a histórica vitória por 3 a 0 sobre a Armênia, que garantiu a vaga para a Euro, quatro nasceram no Kosovo. São eles os defensores Lorik Cana e os Amir Rrahmani e os meias Burim Kukeli e Alban Meha.

Cana, de 32 anos, é provavelmente o mais conhecido deles. O zagueiro, com passagens por PSG, Olympique de Marselha, Sunderland, Lazio e hoje no Nantes, da França, é também um dos nomes mais ativos pelo reconhecimento do território de 1,9 milhão de pessoas como nação por parte da ONU.

E ser aceito na organização não é fácil. É preciso unanimidade de votos entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança do órgão, mas Rússia e China vetam a aceitação. Estados Unidos, França e Reino Unido reconhecem o país.

O posicionamento da Fifa e da Uefa sobre o assunto é meramente protocolar. Somente quando a ONU reconhecer a soberania de Kosovo é que o território estará liberado para participar das competições no futebol.

Por enquanto, Kosovo só pode jogar amistosos contra outros membros da entidade máxima do futebol – e, mesmo assim, sem símbolos nacionais. Até hoje, foram quatro jogos no futebol masculino: Haiti (0 a 0), Turquia (derrota por 6 a 1 ), Senegal

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.