26/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Resumo da semi na Europe League; confira os finalistas.

5 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por Carlos Fiúza por ESPN.COM.BR

622 a4d088e2 2340 384b 9069 c8d91b1f6427
Veja os melhores momentos da vitória do Liverpool sobre o Villarreal por 3 a 0 pela Liga Europa

O Liverpool está de volta a uma decisão de torneio continental depois de nove anos de ausência. A classificação foi definida com uma vitória por 3 a 0 sobre o Villarreal no Anfield Road, nesta quinta-feira, pelo duelo de volta da semi da Liga Europa. Bruno Soriano (contra), Sturridge e Lallana fizeram os gols. No primeiro jogo, houve triunfo dos espanhóis por 1 a 0.

Dessa forma, os Reds vão à final de uma competição europeia pela primeira vez desde 2007, quando ficou com o vice da Uefa Champions League após revés para o Milan. Na Liga Europa, o time da terra dos Beatles não ia até o jogo derradeiro desde 2001, quando conquistou o último de seus três títulos. Agora, o clube terá a chance de igualar o Sevilla como o maior campeão da história do torneio.

Por falar no Sevilla, será justamente este o adversário dos britânicos na decisão. O atual campeão da Liga Europa se classificou depois de ter vencido o Shakhtar Donetsk nesta quinta. A final ocorrerá em 18 de maio (quarta-feira), às 15h45 (de Brasília), no St. Jakob-Park, na Basileia (Suíça).

A classificação do Liverpool impediu um feito inédito no Velho Continente. Isso porque, se o Villarreal tivesse passado, seria a primeira vez que as duas competições europeias seriam decididas por equipes de um mesmo país – Real Madrid e Atlético de Madri se encaram pela final da Champions.

GETTY

Torcida do Liverpool homenageou os mortos em Hillsborough mais uma vez
Torcida do Liverpool homenageou os mortos em Hillsborough mais uma vez

COMEÇO PROMISSOR DO LIVERPOOL

GETTY

Klopp comemora primeiro gol do Liverpool no jogo
Klopp comemora primeiro gol do Liverpool no jogo

Os mandantes, como era de se esperar, tomaram a inciativa, mas viram o adversário se postar bem em campo e criar as primeiras chances. Aos cinco minutos, Mignolet defendeu chute de Mario após bela jogada coletiva. No minuto seguinte, Jonathan dos Santos finalizou da linha da grande área sobre o gol.

O Liverpool responderia de forma fatal aos sete. Clyne recebeu passe de Can na direita e chutou cruzado para defesa de Areola. No rebote, Firmino mandou para o meio da área, a bola acertou Bruno Soriano e foi parar no fundo da rede. O gol animou o Liverpool, que quase virou aos 13. Milner lançou na área, e Lallana desviou à direita do alvo, perto da trave.

O domínio territorial por parte dos ingleses seguiu durante toda a primeira etapa. Porém, apesar de pressionar, a equipe da casa pecava na definição das jogadas e finalizou apenas quatro vezes nos 45 minutos iniciais. Os visitantes concluíram em três oportunidades e pouco incomodaram nos contra-ataques.

FIRMINO ON FIRE E LIVERPOOL NA FINAL

Na volta do intervalo, o cenário da partida seguiu parecido. A diferença foi que os ingleses passaram a conseguir chutar mais vezes. Em seis minutos de bola rolando, foram três conclusões no alvo.

622 a235c246 ef0e 32b0 8cf1 71ea36588096
Com drible espetacular, Roberto Firmino deixa marcador na saudade na Europa League

Aos 16, Areola foi bem ao defender chute de Sturridge. No minuto seguinte, o goleiro não teria o que fazer. Roberto Firmino ganhou disputa de bola na entrada da área após chute travado de Lallana e deu assistência precisa para Sturridge, que, de frente para o gol, mandou para a rede. O arqueiro desviou com o pé, e a bola ainda acertou a trave antes de entrar.

Em alta, Firmino proporcionou um lance que valeu o ingresso ao aplicar um giro desconcertante de costas para cima de Soldado. No decorrer do lance, o time da casa quase marcou o terceiro.

GETTY

Roberto Firmino esteve inspirado no 2º tempo
Roberto Firmino esteve inspirado no 2º tempo

A situação do Submarino Amarelo se complicou ainda mais aos 26 minutos, quando Victor Ruíz cometeu falta, recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso de campo.

Com um a menos, os mandantes mantiveram o controle territorial, não sofreram riscos e continuavam atacando. Assim, fizeram mais um aos 36 minutos. Firmino fez jogada individual pela esquerda, tocou para o meio da área, Sturridge desviou, e Lallana, impedido, completou para o fundo da rede, fazendo a festa dos torcedores no Anfield.

O time cinco vezes campeão da Champions e três vezes campeão da Liga Europa está de volta ao lugar ao qual pertence: a final.

 

Sevilla vence Shakhtar e vai à final em busca do 3º título seguido da Liga Europa.

622 86fbbc47 3693 382c b951 a490ccb4ae80
Veja os gols da vitória do Sevilla sobre o Shakhtar Donetsk por 3 a 1 pela Liga Europa

Atual bicampeão da Liga Europa, o Sevilla mostrou mais uma vez que tem um sentimento especial pela competição do Velho Continente. Nesta quinta-feira, em casa, o time espanhol bateu o Shakhtar Donetsk por 3 a 1 na partida de volta da semifinal.

Como a ida havia sido um empate por 2 a 2 na Ucrânia, o Sevilla avança para a sua terceira final da Liga Europa em sequência, a quinta no geral. Nas outras quatro (2006, 2007, 2014 e 2015), a equipes espanhola foi campeã.

SUSTO E TRANQUILIDADE 

Aproveitando uma falha da defesa ucraniana, Gameiro abriu o placar para o Sevilla aos 9 minutos de jogo. O Shakhtar tardou a reagir, mas no fim do segundo tempo Marlos deu um belo passe e deixou Eduardo da Silva na cara do gol. O brasileiro naturalizado croata não perdoou e empatou.

O gol de empate fez parecer como se o Shakhtar fosse fazer jogo duro no segundo tempo. Mas tudo foi por água abaixo logo aos 2 minutos, quando Gameiro mais uma vez balançou as redes.

622 4dde9485 fcb2 309f 80d7 7c1a68bb52db
Veja os melhores momentos da vitória do Sevilla sobre o Shakhtar Donetsk por 3 a 1 pela Liga Europa

O Sevilla ainda ampliou a vantagem aos 14 minutos do segundo tempo. O lateral Mariano, ex-Fluminense, acertou um belo chute de fora da área.

FINAL DE ‘INVICTOS’

Na final da Liga Europa desta temporada, o Sevilla irá enfrentar o Liverpool, que passou pelo Villarreal na semi. Nenhum dos dois times jamais perdeu uma decisão da Europa League que disputou. O tabu cairá agora.

A grande decisão da Liga Europa acontece no dia 18 de maio, na Basileia, na Suíça, e terá transmissão ao vivo dos canais ESPN.

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.