19/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Por que uma foto de Khedira com a namorada nua colocou três jornalistas na cadeia?

4 min read

Francisco De Laurentiis, de Paris (FRA), para o ESPN.com.br

EFE/EPA/LAURENT DUBRULE

Sami Khedira Aplaude Torcida Alemanha Ucrania Euro-2016 12/06/2016
Sami Khedira será titular nesta quinta-feira, em Alemanha x Polônia

A carreira do volante Sami Khedira, campeão do mundo com a seleção alemã em 2014, é recheada de títulos, grandes vitórias e passagens por clubes gigantes como Real Madrid e Juventus. Um episódio curioso, e até hoje bastante controverso, também marcou a trajetória do atleta de 29 anos, titular absoluto da Nationalelf nesta quinta-feira, contra a Polônia, às 16h (horário de Brasília), pela segunda rodada da Euro.

Em fevereiro de 2012, três jornalistas tunisianos foram presos por publicarem no jornal Attounissia uma foto de Khedira com sua namorada, a modelo alemã Lena Gercke, nua, tendo seus seios cobertos pelas mãos do jogador, que estava vestido de terno – a imagem foi capa da edição germânica da famosa revista GQ.

REPRODUÇÃO/GQ

Sami Khedira Lena Gercke Capa GQ
A polêmica capa da revista GQ

O interesse pela foto, aliás, se deve ao fato do pai de Sami, Lazhar, ser tunisiano, o que fez o atleta tornar-se bastante popular no país do norte da África, principalmente depois que ele foi contratado pelo Real Madrid.

O problema é que a coragem dos jornalistas em publicar a foto da GQ em um país muçulmano os levou à cadeia.

No dia seguinte à impressão do jornal, Nasreddine Ben Saida (diretor do veículo), Habib Guizani (redator-chefe) e Hedi Hidhri (repórter) foram detidos pela polícia e encarcerados.

Eles foram encaixados em crime contra o artigo 121 do Código Penal tunisiano, que criminaliza a distribuição de material impresso que “atrapalhe a ordem pública ou a moral e os bons costumes”. A pena prevista para tal infração no país africano vai de seis meses a cinco anos.

Após uma série de interrogatórios, e muita pressão da Federação Internacional de Jornalistas e do Sindicato de Jornalistas da Tunísia, além da ONG “Anistia Internacional”, porém, os três foram livrados das acusações e libertados dias depois.

Ben Saida, porém, teve que pagar uma multa de 1 mil dinares (cerca de R$ 2 mil, na cotação atual). “Estou desapontado. Não havia razão par ninguém ser punido. Estávamos apenas defendendo o princípio da liberdade da imprensa”, disse, à época.

Muito tempo passou desde então. Khedira, que à época do ocorrido estava jogando no Real Madrid, ganhou títulos importantes com osmerengues, como a Champions, o Mundial de Clubes, o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei, mesmo tendo passado diversos períodos lesionado.

Em 2014, veio a consagração pela seleção, com uma grande atuação e o título da Copa do Mundo. No famoso 7 a 1 sobre o Brasil na semifinal, ele foi um dos melhores em campo, marcando um dos tentos alemães (algo raro em sua carreira) e virando até um ícone cult entre os brasileiros

Há, por exemplo, uma página noFacebook chamada “O mesmo vídeo do gol do Khedira contra o Brasil todo dia”, que, como o próprio nome já diz, posta o vídeo do tento do volante todos os dias. Como diz o ditado, é rir para não chorar.

Em 2015, Sami trocou o Real pela Juventus. Também sofreu com algumas lesões, mas foi peça importante na conquista do Italiano e da Copa da Itália na última temporada. Ele chegou em plena forma à Euro, e fez partida segura contra a Ucrânia, na estreia.

Nesta quinta, contra a Polônia, no Stade de France, não se sabe se Khedira deixará sua marca. No Facebook, porém, é certeza que tem um “gol do Khedira todo dia”…

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.