19/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Por previsões, Rússia fora da Rio 2016 deixa 63 medalhas em aberto. Entenda o fato.

3 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.

ALEXANDER SHCHERBAK\TASS VIA GETTY IMAGE

Delegação russa, que tem Isinbayeva (foto), pode ficar fora da Olimpíada do Rio
Delegação russa, que tem Isinbayeva (foto), pode ficar fora da Olimpíada do Rio

Envolta em um escândalo de doping, a Rússia pode ser excluída da disputa dos Jogos Olímpicos de 2016. A saída dos poucos mais de 400 atletas do país ainda deixa, segundo previsões de empresas especializadas, medalhas em aberto logo antes do começo da Rio 2016.

De acordo com a Infostrada Sport, os russos devem ganhar 63 medalhas no evento que ocorrerá entre os dias 5 e 21 de agosto. O produto Virtual Medal Table (Quadro de medalhas virtual, em tradução livre) aponta 20 ouros, 23 pratas e 20 bronzes para o país.

A Rússia, de acordo com a empresa, deve causar impacto no levantamento de peso (3 ouros, 3 pratas, 2 bronzes), esgrima (2 ouros, 3 pratas, 3 bronzes), luta olímpica estilo livre (3 ouros, 1 prata, 2 bronzes) e boxe (2 ouros, 1 prata, 1 bronze), por exemplo.

A delegação de atletismo do país era considerada favorita para levar seis medalhas (4 pratas e 2 bronzes). A ausência da equipe beneficiaria Espanha, Nigéria, China, Croácia, Polônia e Venezuela. Alemanha, Cazaquistão e Jamaica ganhariam uma medalha de prata cada, em troca das de bronze inicialmente previstas.

Considerando de 1996 para cá, os russos conquistaram 396 medalhas, o suficiente para deixá-los na 12ª posição na tabela de países que mais ganharam medalhas na história dos Jogos Olímpicos de Verão.

622 63fdcc16 6a1d 3729 94a3 379e292e7a0a
Jamil Chade traz informações sobre escândalo de doping na Rússia

Depois do caso de doping na delegação de atletismo, o país sofreu um novo baque na última segunda-feira, quando relatório independente apontou um esquema de doping existente no esporte russo. Resultados positivos em exames antidoping eram transformados em negativo. O sistema tinha apoio do vice-ministro de Esportes, além de laboratórios de Sochi e Moscou e agências governamentais como a FSB (Serviço de Segurança Federal).

O relatório produzido ainda mostrou um ranking de modalidades que utilizaram o esquema, com o atletismo liderando, seguido pelo levantamento de peso. Na sequência, aparecem esportes não-olímpicos e esportes paralímpicos. Depois, luta olímpica, canoagem, ciclismo, patinação e natação.

Após a divulgação, a Wada (Agência Mundial Antidoping) pediu a exclusão da Rússia da Rio 2016. “A Wada pede ao movimento esportivo que impeça a participação dos atletas russos de todas as competições internacionais, incluindo os Jogos do Rio, enquanto não for realizada uma mudança em sua cultura”, afirmou o porta-voz da agência, Ben Nichols, em sua página pessoal do Twitter.

Na última terça-feira, o COI (Comitê Olímpico Internacional)afirmou que não patrocinará nenhum evento esportivo na Rússia e deixou em aberto a possibilidade de o país não organizar os Jogos Europeus de 2019. Membros do Ministério do Esporte russo e outras pessoas citadas no relatório não vão receber credenciais para os Jogos do Rio, em agosto.

622 12f99d16 2f92 36f4 bc7b 39d347a99e70
Forças Armadas simulam ataque terrorista no Maracanã; veja imagens

Um comitê disciplinar do COI também vai reexaminar os testes (incluindo análises forenses) de todos os atletas russos que participaram dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, em 2014 para então aplicar as punições.

Já a definição sobre a participação dos atletas russos no Rio deve acontecer até o fim desta semana.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.