19/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Sete nadadores russos são banidos da Rio 2016; confira detalhes da punição.

2 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por Carlos Fiúza com AFP e EFE.

GETTY

Yuliya Efimova foi campeã mundial em 2009
Yuliya Efimova é uma das nadadoras que ficaram de fora dos Jogos

A Federeção Interncinal de Natação (Fina) informou nesta segunda-feira que sete nadadores russos estão fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Mikhail Dovgalyuk, Yulia Efimova, Natalia Lovtcova, Nikita Lobintsev, Vladimir Morozov, Daria Ustinova e Anastasia Krapivina são os excluídos do evento. A última é da maratona aquática.

A Fina, dessa forma, foi a primeira entidade a banir atletas depois da decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI), de que as federações iriam decidir se os russos seriam ou não liberados a competir no Rio de Janeiro.

Vladimir Morozov e Nikita Lobintsev ganharam a medalha de bronze nos 4x100m nado livres, enquanto que Yulia Efimova tem quatro ouros por Mundiais e levou o bronze em Pequim nos 200m peito.

Para tomar tal decisão, a Fina levou em conta três premissas. Em primeiro lugar, que o nome do atleta não apareça no Relatório McLaren da comissão independente da Wada. Em segundo, que sua inscrição esteja condicionada à aprovação de um controle antidopagem supervisionado pela própria Federação Internacional de Nacional e que não tenha sido analisado na Rússia. E, por último, que não tenha sido sancionado pelo Comitê Olímpico Russo.

622 e03cc5a9 b9f1 30f3 a5d3 c755d0342c7f
Veja a entrevista em que o presidente do COI entrega punição à Rússia às federações

Dovgalyuk, Efimova, Lovtcova e Krapivin foram punidos pelo seus respectivos históricos, enquanto os demais receberam a sanção devido ao relatório da Wada.

O agente de Efimova, o Andrei Mitkov, já se manifestou e disse que recorrerá da decisão à Corte Arbitral do Esporte. “Tomamos a decisão de apelar à CAS. O oponente será o Comitê Olímpico Internacional, FINA e o Comitê Olímpico Russo”, disse à R-Sport.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.