29/03/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Após escândalos, ministro dos Esportes do Quênia dissolve Comitê Olímpico do país.

2 min read

Do Zigzagdoesportecom.br por Carlos Fiúza por Gazeta Press.

JOHN MUCHUCHA/AFP/GETTY IMAGES

Hassan Wario Coletiva Doping Quenia CAS 13/05/2016
Hassan Wario durante coletiva

Após escândalos durante a preparação e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o ministro dos Esportes do Quênia, Hassan Wario, anunciou a dissolução do Nock (Comitê Olímpico Nacional do país) e foi rebatido pelo secretário-geral da entidade, Francis Paul, que questiona o poder do governo queniano para realizar tal ação.

“Dissolvi o Comitê Olímpico Nacional com efeito imediato e transferi a responsabilidade de seus membros para a Sports Kenya (organização governamental fundada em 2013)”, afirmou Wario durante uma coletiva na capital do país, Nairóbi.

“As acusações ao Nock são uma ameaça imensa à estabilidade e reputação dos Jogos Olímpicos no país”, acrescentou o ministro, já colocando datas para a realização da eleição dos novos membros do Comitê feita pela Sports Kenya.

No dia 18 de agosto, o governo iniciou uma investigação à fundo na entidade olímpica após supostos roubos de equipamentos esportivos. Outra acusação feita é a de nomeação de oficiais com “funções pouco claras”, para ir ao Rio de Janeiro com a delegação do país.

Wario foi acusado de má gestão pelo povo queniano e tratou de desmentir sua culpa na organização caótica do Quênia no Rio. Para relevar sua culpa, o ministro afirmou que a organização estava nas mãos do Comitê Nacional e não do governo.

Hassan ainda se colocou como salvador da delegação ao exigir que o administrador do Time Quênia fosse deportado da capital fluminense.

Por sua vez, Paul rebateu o anúncio afirmando que o Nock é vinculado ao COI (Comitê Olímpico Internacional) e não ao governo queniano – o qual não teria jurisdição para acabar com a entidade.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.