19/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

O que fará a diferença na Olimpíada de Victor. Entenda o fato.

3 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por UOL Esporte.

Buda Mendes/Getty Images

Defesa

Originalmente destro, Victor transformou-se em um canhoto na marra, quando teve uma lesão séria no cotovelo. A adaptação deixa o judoca mais exposto e ele precisa ter cuidado redobrado com os rivais. A solução, segundo ele, é ousar no ataque: “Quem não arrisca não petisca”.

Francois Nel/Getty Images

Rivais

Antoine Valois-Fortier-CAN, Travis Stevens-EUA e Loic Pietri-FRA (foto). O trio tem sido uma pedra no sapato de Victor, que está sempre entre eles na elite da categoria até 81 kg. No Rio de Janeiro, porém, ele tem de ser preciso. Qualquer vacilo contra um deles e a medalha pode escapar.

Danilo Verpa/Folhapress

Público

Victor é carioca e cresceu muito perto do Parque Olímpico. Não poderia estar mais em casa. Além disso, ele já venceu na cidade e é querido pelo público que acompanha o judô. Na disputa por uma medalha olímpica, o apoio da torcida pode fazer diferença a favor do judoca brasileiro.

Victor teve de evitar baladas e amadurecer na marra.

Arquivo pessoal

Mais que um torcedor, pai é olheiro e estrategista.

Victor Penalber era uma promessa do judô brasileiro quando um exame em 2008 acusou furosemida, substância ilegal por mascarar outros tipos de doping. Seriam dois anos de suspensão e outros dois até que ele voltasse a competir internacionalmente. O baque foi imediato. Sem poder focar em competições, como resistir às tentações da vida de um adolescente normal?

“Ele tinha 18, 19 anos. Essa época é a da loucura. Eu fiquei muito ligado nas maluquices dele. Quando ele queria aprontar eu falava: ‘vou contigo’”, diz Vinicius Monteiro, amigo de longa data, que se recorda de um momento-limite. “Foi uma competição lá no Sul. Me machuquei uma semana antes, mas já tinha pago tudo. A gente foi a lazer. No fim da viagem, depois de uma noite maluca, lembro que a gente falou: ‘Já deu. Acho que agora é a hora de focar”, lembra o amigo.

O controle das tentações é, obviamente, só uma das lições que ele tirou do processo. “Ele ficou muito chocado. Tinha vergonha de encarar as pessoas no começo”, conta o pai Jorge. A solução foi mergulhar ainda mais no judô, ajudando no treino dos amigos e treinando todos os dias. Demorou, atrasou, frustrou, puniu… Mas o próprio Victor admite que ter tomado um medicamento para emagrecer sem autorização médica mudou sua vida. Para melhor, como ele mesmo diz:

“Eu não sei se eu teria chegado se eu não tivesse aquilo no meu caminho. Faz parte da minha trajetória e me fez evoluir”.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.