29/03/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Hamilton domina, vence GP dos Estados Unidos e diminui distância para Rosberg; confira o resultado final.

4 min read
Do Zigzagdoesporte.com.br por Carlos Fiúza com Agência Gazeta Press.
GETTY

Hamilton venceu o GP dos Estados Unidos
Hamilton venceu o GP dos Estados Unidos

O britânico Lewis Hamilton está muito vivo na briga pelo título da Fórmula 1. Neste domingo, o piloto dominou o GP dos Estados Unidos, em Austin, no Texas, venceu a prova de ponta a ponta e conquistou o seu sétimo triunfo na temporada. Foi a primeira vez que Hamilton venceu nos Estados Unidos largando da pole position, a 50ª vitória do britânico na carreira.

Com a vitória neste domingo, Hamilton atingiu 305 pontos na classificação, ainda no segundo lugar. O líder Nico Rosberg, também da Mercedes, soma 331 – o alemão ficou na segunda posição no GP norte-americano neste domingo. Daniel Ricciardo completou a prova em terceiro, com Sebastian Vettel em quarto. O espanhol Fernando Alonso, após um grande desempenho na corrida, chegou na quinta posição.

O brasileiro Felipe Massa pontuou pela segunda prova consecutiva ao terminar na sétima colocação, após perder posições para Fernando Alonso e Carlos Sainz nas últimas voltas. Já Felipe Nasr completou as 56 voltas do Circuito das Américas na 15ª posição.

Restam três etapas para o fim da temporada da Fórmula 1. A próxima acontece já no próximo domingo, no México.

A corrida

Hamilton largou bem e manteve a primeira posição, enquanto Rosberg foi surpreendido por Ricciardo, que assumiu o segundo lugar logo no início da prova. Felipe Massa, que saiu em nono, ganhou duas posições e ficou em sétimo. Felipe Nasr manteve a posição da largada. Quem teve problemas antes de completar a primeira volta foi o alemão Nico Hulkenberg, que tocou no carro de Valtteri Bottas e teve de abandonador a corrida.

A Mercedes optou por largar com pneus macios, o que dificultou uma arrancada de Hamilton no começo. Ricciardo, de pneus supermacios, não deixava o britânico desgarrar na liderança. Rosberg mantinha a terceira posição, esperando uma oportunidade para surpreender Hamilton e Ricciardo.

Brigando pelo título do Mundial de Pilotos, Hamilton e Rosberg tiveram estratégias distintas promovidas pela Mercedes. O alemão foi para os boxes na décima volta e colocou pneus médios, enquanto o inglês parou na volta seguinte e saiu com pneus macios novos.

Max Verstappen cresceu a partir da 15ª volta, quando passou a incomodar os líderes. O jovem holandês largou em quarto, mas perdeu posições e caiu na classificação. O piloto da Red Bull, no entanto, reagiu na corrida e chegou perto de Rosberg, que se mantinha em terceiro. Quem também melhorou na prova foi Felipe Nasr. O brasileiro, que largou em penúltimo, ganhou posições e chegou a figurar como 12º colocado. Massa segurava o sétimo lugar.

O grid mudou quando Ricciardo foi para os boxes, na 25ª volta. O australiano colocou os pneus médios e caiu para a quarta posição. Com isso, Rosberg assumiu a vice-liderança. Na sequência, Verstappen se atrapalhou e foi para o pit stop sem ser chamado pela Red Bull. A equipe não estava preparada para atender o piloto e a parada durou mais tempo do que deveria. Quando retornou para a pista, o carro do holandês apresentou problemas e o obrigou a abandonar a prova.

Ricciardo conseguiu ganhar uma posição desde quando parou para trocar de pneus, porém seguiu atrás de Rosberg. Além disso, o australiano passou a sofrer pressão de Raikkonen, que apareceu na quarta posição. Entretanto, as investidas do finlandês não duraram muito e Ricciardo ganhou uma folga quando a Ferrari se atrapalhou na troca de pneus de Raikkonen e autorizou a saída do piloto dos boxes com uma ferramenta presa na roda traseira direita. O finlandês teve de retornar aos boxes de ré e logo depois deixou a prova. Hamilton seguia soberano na liderança.

Com o abandono de Raikkonen, todos os pilotos ganharam uma posição, com exceção dos três primeiros colocados (Hamilton, Rosberg e Ricciardo). Vettel assumiu a quarta posição e Felipe Massa pulou para o sexto lugar, aparecendo logo atrás de Carlos Sainz. Por outro lado, o brasileiro passou a sofrer pressão de Fernando Alonso. De tanto insistir, o espanhol conseguiu a ultrapassagem na 52ª volta e ainda passou Sainz para chegar em quinto. Soberano desde o início, Hamilton não teve dificuldades para vencer O GP dos EUA.

F1, GP dos Estados Unidos, Austin, final:

1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 56 voltas
2 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES +4.520
3 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER +19.692
4 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI +43.134
5 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA +1:33.953
6 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI +1:36.124
7 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES +1 volta
8 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES +1 volta
9 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA +1 volta
10 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI +1 volta
11 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN RENAULT +1 volta
12 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO FERRARI +1 volta
13 30 JOLYON PALMER ING RENAULT +1 volta
14 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI +1 volta
15 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI +1 volta
16 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES +1 volta
17 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES +1 volta
18 31 ESTEBAN OCON FRA MANOR MERCEDES +2 voltas
19 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI NC
20 33 MAX VERSTAPPEN HOL RED BULL TAG HEUER NC
21 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI NC
22 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES NC

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.