O presidente do Botafogo Carlos Eduardo Pereira confirmou à ESPN que o Flamengo não jogará mais no estádio Nilton Santos, o Engenhão.

“A questão da utilização do estádio Nilton Santos já havia sido definida há muito tempo”, disse, e afirmou que “o Flamengo não joga mais no Engenhão.”

Segundo ele, a única razão pela qual os rivais jogaram no estádio no último domingo foi “porque o adversário era o Botafogo.”

Além disso, o presidente descreveu a violência vista nos arredores do estádio como “absoluta barbárie”.

“O Botafogo transmitiu suas preocupações para a Polícia Militar diante das observações feitas nos arredores do estádio. Não era atribuição do Botafogo decidir se o jogo seria cancelado ou não.”

Sobre futuras medidas a serem tomadas, Carlos Eduardo disse: “Estamos avaliando o que aconteceu no Estádio Nilton Santos, ontem, e vamos nos posicionar de forma clara. É um jogo de alto risco e, na próxima quarta-feira, a partida está confirmada (contra o Olimpia). Temos muita confiança de que estará tudo em ordem e com total segurança para os torcedores.”

No twitter, após o jogo, os dois clubes trocaram farpas. “As postagens de Twitter colocadas após o jogo não passam de questão de opinião. Já durante o jogo, isso não influenciou de forma alguma”, disse o mandatário botafoguense.

Em resposta, o presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Melo, disse lamentar, mas respeitar a medida tomada pelos rivais.

“Essas atitudes só servem para acirrar os ânimos e incitar a violência. Na semana passada, um torcedor do Fluminense foi agredido com uma barra de ferro. Ontem um outro torcedor também foi alvejado. Uma hora dessas, acho que acirrar os ânimos é muito pior”, disse.

“Sobre nossas decisões, fazem parte dos direitos do Flamengo. Não há conotação de desrespeito com outros clubes. Temos que trabalhar para acabar de vez com a violência nos estados e identificar os envolvidos. Não podemos ficar colocando panos quentes na situação.”

Para presidente do Flamengo, teria sido pior cancelar clássico horas antes do início

Bandeira ainda questionou o protocolo seguido pelo Botafogo: “O mando de campo era do Botafogo, o Flamengo só participou de uma reunião na quinta-feira, que aconteceu normalmente. Depois recebi um comunicado do Botafogo, questionando se eu sabia que o jogo estava sob risco, e eu não sabia de nada.”

Também sobre as farpas trocadas nas redes sociais, o presidente flamenguista lamentou: “O tuíte realmente foi infeliz, pois quando ele foi feito, não existia o conhecimento de que um torcedor havia morrido. Mas acho que, em momento nenhum, alguém poderia ver apologia à violência.”