Dominic Thiem está na fase semifinal
Dominic Thiem está na fase semifinal

O austríaco Dominic Thiem se classificou para as semifinais do Rio Open pelo segundo ano seguido ao vencer o argentino Diego Schwartzman nesta sexta-feira por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 6-3, e se mantém firme na busca pelo primeiro título na temporada.

Embora tenha se complicado no momento de fechar o jogo, o segundo cabeça de chave do torneio, válido pela série ATP 500, confirmou o favoritismo em 1h15min e agora terá pela frente o espanhol Alberto Ramos-Viñolas, quinto pré-classificado, que mais cedo eliminou outro representante da Argentina, o qualifier Nicolás Kicker.

O austríaco também esteve nas semifinais na capital fluminense no ano passado, quando foi surpreendido pelo também argentino Guido Pella. Ele está em busca do sétimo título da carreira, o primeiro desde o ATP 250 de Stuttgart, em junho do ano passado.

Os dois tenistas erraram muito nos primeiros games na quadra Guga Kuerten. Schwartzman teve o saque quebrado logo de cara, enquanto Thiem enfrentou break points em seus três primeiros games de serviço, inclusive saindo de um 0-40 no terceiro deles.

Frio para sair do aperto, o número 8 do mundo ainda obteve uma nova quebra, no sétimo game, para em seguida fechar com fáceis 6-2 e fazer 1 a 0.

A dinâmica não mudou muito na segunda parcial, e rapidamente o austríaco abriu 4-0. O segundo cabeça de chave chegou a ser ovacionado pelo público após uma linda passada de grand-willy no quarto game, no qual, contudo, teve o serviço ameaçado.

Com 5-0 no placar, Thiem relaxou e acabou perdendo o saque duas vezes, permitindo que Schwartzman reduzisse a diferença para 5-3. Entretanto, o austríaco não esperou passar pelo saque novamente e confirmou o triunfo com uma nova quebra.

“Eu me senti muito bem dentro de quadra. Acho que agora estou acostumado com as condições aqui no Rio. A partida foi muito difícil no começo, ele fez um mau primeiro game, me deu uma quebra fácil, mas depois ele teve seis chances para devolver e eu consegui lidar bem com os break points. Mas o primeiro set foi mais apertado do que o placar indica”, comentou o oitavo colocado do ranking mundial.

“Houve muitas chances para ele, e fiquei feliz com a maneira como joguei os break points dele. Não cometi erros, consegui ótimos winners durante esses pontos, então acho que foi minha melhor performance aqui no Rio”, acrescentou.

Em um jogo de altos e baixos, mas do qual teve o domínio durante todo o tempo, Thiem arrancou aplausos de pé da torcida com um winner de grand-willy durante o segundo set.

“Tentei algumas vezes um grand-willy e foi o primeiro winner ‘limpo’ que eu consegui. Eu mal pude acreditar porque estava muito longe da linha de base, então provavelmente foi o melhor ponto da minha vida e obviamente eu estou muito feliz”, vibrou.