18/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Tricampeã mundial de patinação artística, Mao Asada anuncia aposentadoria precoce e deixa um inesperado vazio no esporte

2 min read

espnWESPN W

Tricampeã mundial de patinação artística, Mao Asada anuncia aposentadoria precoce e deixa um inesperado vazio no esporte

Getty Images

“Tomei a decisão de encerrar minha carreira como patinadora. Fui capaz de fazer isso por tanto tempo e superar tantos obstáculos graças ao apoio e alegria que recebi de muitas pessoas”. Foi assim, com um post em seu blog pessoal, que a japonesa Mao Asada, uma das maiores patinadoras artísticas da história, anunciou sua aposentadoria com apenas 26 anos de idade.

Sim, foi um longo tempo dedicado ao esporte, no qual começou aos cinco anos, quando trocou as sapatilhas e o tablado do balé por patins e acrobacias sobre o gelo, e conquistou três mundiais, uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Inverno, três Campeonatos dos Quatro Continentes (Américas, Ásia, África e Oceania) e quatro Grand Prix, dentre outros títulos.

Seu treinador Nobuo Sato declarou a repórteres nesta terça-feira que a atleta esteve no Shin-Yokohama Skate Center na manhã de segunda e lhe comunicou a intenção de colocar um ponto final na carreira. Abraçou outros funcionários, se despediu de sua sala de treinamentos e foi para casa.

Além das medalhas e títulos, Mao Asada ficou famosa pela precisão e ousadia com que executava o triple axel, um dos movimentos mais complexos da patinação artística, que consiste em um salto acompanhado de três giros e meio sobre o próprio eixo. Ela foi a primeira mulher a realizar a manobra em um programa curto durante uma competição olímpica de inverno, em Vancouver-2010, quando ficou com a prata.

Desde 2014, quando conquistou seu terceiro Mundial mas terminou em sexto nos Jogos de Sochi-2014, Mao Asada se queixava de abatimento e falta de interesse no esporte e se afastou por doze meses. Retornou às competições em maio de 2015, já sem o mesmo ânimo, e pareceu ainda mais abalado após sofrer uma queda durante o campeonato japonês no último mês de dezembro. Nesssa segunda, ela “decidiu encontrar novos sonhos e objetivos, e progredir ainda mais com um sorriso no rosto”, como escreveu em seu blog.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.