Flavio Briatore durante GP de Monaco do ano passado
Flavio Briatore, ex-chefe de Benetton, Renault, Michael Schumacher e Fernando Alonso

A polêmica entre Lewis Hamilton e Sebastian Vettel está longe de acabar.

Todos os envolvidos já deram suas opiniões, ex-pilotos também entraram na discussão, mas é uma das pessoas mais influentes da Fórmula 1 quem disse umas poucas e boas sobre o incidente durante o GP do Azerbaijão, no último domingo.

Flavio Briatore, ex-chefe de Benetton e Renault (teve como afilhados “só” Michael Schumacher e Fernando Alonso), disparou críticas ao alemão à mídia italiana.

O desbocado figurão não poupou nos palavrões para descrever a cena, quando Hamilton – então líder da prova e atrás do safety car – freou à frente de Vettel, que bateu em sua traseira, e o ferrarista jogou seu carro para cima da Mercedes rival.

“Vettel cagou”, sentenciou Briatore, presente ao circuito de rua de Baku.

“É muito estranho o que fez Vettel, inconcebível. Não sei o que aconteceu. É possível que Hamilton tenha diminuído a velocidade, mas estavam atrás de um carro de segurança a 80 km/h… Não entendo o que passou pela cabeça para acertar Hamilton. Com todas as câmeras do mundo te olhando. O que queria conseguir? Sebastian poderia ter vencido se não tivesse feita essa merda, não posso entender o que ele pensou”, disse.

“Além disso, não vejo por que Hamilton queria correr o risco de tapar Vettel com uma freada brusca. Todo seu interesse era que a corrida se desenvolvesse sem incidentes, que tudo fosse como a seda”, continuou.

Por causa da agressividade, Vettel perdeu mais três pontos em sua carteira e pode ser suspenso de um GP caso volte a ser punido.
Por causa da agressividade, Vettel perdeu mais três pontos em sua carteira e pode ser suspenso de um GP caso volte a ser punido.

 

Por causa da agressividade, Vettel perdeu mais três pontos em sua carteira e pode ser suspenso de um GP caso volte a ser punido. Ele lidera o Mundial e aparece como favorito para dar o primeiro título à Ferrari desde 2007 com Kimi Raikkonen.

“A Ferrari terá que ter cuidado para não cometer erros. Se cometê-los, pagará caríssimo”, disse Flavio Briatore. “Era ele (Vettel) quem levava o carro para ganhar a corrida. Um campeão do mundo da Ferrari seria bom para todos. A Mercedes ainda tem vantagem, mas tem problemas para encontrar a janela para que os pneus funcionem”.

“É importante que a Ferrari esteja pronta para tomar vantagem, não podem falhar se querem ganhar. Será difícil, mas podem conseguir. Agora mesmo, as porcentagens são 60% para Hamilton e 40% para Vettel”, decretou o italiano.