A equipe da casa voltaria a levar perigo aos 33min, quando Gabriel Jesus foi acionado, girou bem sobre a marcação, chutou de dentro da área, e Banguera desviou para escanteio.

A chance veio bem no momento em que os torcedores na Arena Grêmio gritavam o nome de Luan, que começou a partida no banco. No minuto seguinte, Casemiro arriscou de longe, e Banguera se atrapalhou, mas conseguiu fazer a defesa em dois tempos.

  • Brasil deslancha
  • JEAN CHOLLET / MOWA PRESS

    Paulinho abriu o placar
    Paulinho abriu o placar

    Na volta do intervalo, o Brasil – que contou com a entrada de Thiago Silva na vaga de Miranda – foi para cima e teria uma boa oportunidade logo aos 3min, mas Neymar cobrou falta da entrada da área em cima da barreira.

    Pouco depois, a torcida voltaria a gritar o nome de Luan.  No entanto, quem entraria seria Philippe Coutinho, que foi a campo no lugar de Renato Augusto, aos 13min, e teve grande atuação. Antes da mudança, os brasileiros tiveram duas grandes ocasiões de gol. Aos 11min, Gabriel Jesus aproveitou bom cruzamento de Daniel Alves, cabeceou da pequena área e parou em defesa de Banguera. Dois minutos depois, Renato Augusto desviou de cabeça para o meio, e Arboleda apareceu bem para mandar para escanteio.

    O próximo bom momento viria aos 22min, com Neymar tabelando com Gabriel Jesus e, dentro da área, finalizando sobre a meta. O Brasil seguia dominando territorialmente e criando. Só restava o gol. E não faltaria mais a partir dos 23min. Paulinho aproveitou sobra na área após cobrança de escanteio e estufou a rede.

    Em vantagem, a seleção cinco vezes campeã do mundo continuou no ataque e levando perigo. Aos 27min, Willian e Neymar exigiram duas defesas de Banguera no mesmo lance. Aos 30min, o goleiro não teria o que fazer. Gabriel Jesus foi acionado por Philippe Coutinho, chapelou um marcador e tocou de cabeça para o próprio Coutinho completar para a rede e fechar a conta na Arena Grêmio, para a alegria dos torcedores, que também puderam celebrar a entrada de Luan minutos mais tarde. Festa completa na capital gaúcha e título simbólico assegurado.

    FICHA TÉCNICA
    BRASIL 2 X 0 EQUADOR

    Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
    Data: 31 de agosto de 2017, quinta-feira
    Horário: 21h45 (de Brasília)
    Árbitro: Mario Díaz Vivar (Paraguai)
    Assistentes: Milcíades Saldivar e Rodney Aquino (ambos do Paraguai)
    Cartões amarelos: Neymar, Gabriel Jesus e Marcelo (Brasil); Fidel Martínez e Velasco (Equador)
    Gols: Paulinho, aos 23, e Philippe Coutinho, aos 30 minutos do segundo tempo

    BRASIL: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda (Thiago Silva) e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Willian (Luan), Renato Augusto (Philippe Coutinho) e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite

    EQUADOR: Banguera; Velasco, Arboleda, Achilier e Cristian Ramírez; Pedro Quiñónez, Noboa, Antonio Valencia, Gaibor (Cazares) e Fidel Martínez (Marcos Caicedo); Enner Valencia (Felipe Caicedo). Técnico: Gustavo Quinteros.