29/03/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Chance de Corinthians campeão chega a 82% e a do São Paulo ser rebaixado despenca; confiram !

3 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br

GETTY

Clayson comemora gol do Corinthians em empate com Cruzeiro
Clayson comemora gol do Corinthians em empate com Cruzeiro

O Corinthians ficou no empate com o Cruzeiro nesta 26ª rodada do Campeonato Brasileiro e viu a distância para o Santos, vice-líder, cair para oito pontos.  Mesmo assim, o time comandado por Fábio Carille ficou com chances ainda maiores de conquistar o título.

Conforme os números do Soccer Power Index (entenda como funciona abaixo), da ESPN, a probabilidade de o Corinthians ser campeão, que ao final da rodada anterior era de 79%, subiu agora para 82%. Santos e Grêmio têm 7% de chance cada um.

Quarto colocado na tabela de classificação com 43 pontos, três atrás do Grêmio a quatro a menos do que o Santos, o Palmeiras soma 2% de chance.

Com a relação à luta contra o rebaixamento, o São Paulo viu a probabilidade de cair para a Série B despencar de 21% para 14%. A vitória por 1 a 0 sobre o Sport deixou a equipe de Dorival Junior com 31 pontos, um acima do Avaí, que é o primeiro clube dentro do grupo dos quatro piores.

Quem também viu uma queda neste sentido, apesar de ainda muito ameaçado, é o Atlético-GO. A vitória por 2 a 0 sobre o Avaí não tirou o time da lanterna, mas fez as chances de rebaixamento passarem a 78%, índice um pouco mais animador em relação ao de 87%, apresentado ao fim da rodada anterior.

Antes de listas as chances de título e rebaixamento dos times neste Brasileiro, vale fazer uma ressalva: para fechar a rodada, resta ainda o jogo entre Ponte Preta e Flamengo, que acontece nesta segunda-feira, em Campinas.

  • Entendendo o Soccer Power Index

O Soccer Power Index (SPI) é um índice criado pela ESPN em 2009, com a proposta de analisar o futebol unindo perspectivas objetivas e subjetivas. Atualmente, a ferramenta tem ranking de 24 ligas nacionais de futebol, incluindo a Série A do Brasileiro, e ainda acompanhará a Champions League e a Liga Europa.

A metodologia dos números usa quatro fatores básicos a cada partida – que envolvem os gols marcados e finalizações – para avaliar as performances dos times, criando medições ofensivas e defensivas. Esses índices, então, permitem o cálculo das probabilidades de vitória, empate ou derrota em cada jogo.

Com essas projeções, a ferramenta simula as possibilidades para os duelos futuros e, seguidamente, a temporada milhares de vezes para determinar as chances de cada time ser campeão – ou rebaixado.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.