20/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Corinthians chega a 89% chance de título, sua maior marca; Palmeiras ‘desaparece’ em ranking; confiram os números prováveis para titulo e para queda.

3 min read

Carlos Fiúza do Zigzagdoesporte.com.br por Soccer Power Index.

Com o triunfo diante do Coritiba e o tropeço do rival Santos contra a Ponte Preta, o time de Fábio Carille chegou a incríveis 89% de chances de ser campeão.

O Corinthians colocou definitivamente uma mão na taça de campeão brasileiro. Ao menos é isso o que dizem as estatísticas do Soccer Power Index (entenda como funciona abaixo), da ESPN.

Com o triunfo diante do Coritiba e o tropeço do rival Santos contra a Ponte Preta, o time de Fábio Carille chegou a incríveis 89% de chances de ser campeão.

É a maior marca do time alvinegro em todo o Brasileirão, principalmente porque agora restam apenas 11 rodadas para o fim da competição.

E também é uma ótima resposta depois de um segundo turno conturbado. Com vários tropeços, o Corinthians chegou a deixar a probabilidade cair para 62%, mas agora se recuperou bem.

Ainda vice-líder, o Santos é o segundo que mais tem chances, mas fica agora com apenas 5%. O Grêmio caiu para 3%.

Outro ponto bastante interessante é a chegada do Cruzeiro, que pela primeira vez tem chances relevantes: 2%.

Já o Palmeiras ‘desapareceu’ de vez do ranking. Com o empate diante do Bahia, o time alviverde agora tem menos de 1% de chance, um valor ‘irrelevante’ para as contas.

DO OUTRO LADO…

Se o Corinthians tem sua maior probabilidade de ser campeão, o São Paulo voltou a ter chances relevantes de ser rebaixado: 20%.

Não por menos: com a derrota para o Atlético-MG, o time tricolor voltou a zona de rebaixamento. Mesmo assim, a equipe de Dorival Júnior é apenas a oitava com maior chance de degola.

 

  • Entendendo o Soccer Power Index

 

O Soccer Power Index (SPI) é um índice criado pela ESPN em 2009, com a proposta de analisar o futebol unindo perspectivas objetivas e subjetivas. Atualmente, a ferramenta tem ranking de 24 ligas nacionais de futebol, incluindo a Série A do Brasileiro, e ainda acompanhará a Champions League e a Liga Europa.

A metodologia dos números usa quatro fatores básicos a cada partida – que envolvem os gols marcados e finalizações – para avaliar as performances dos times, criando medições ofensivas e defensivas. Esses índices, então, permitem o cálculo das probabilidades de vitória, empate ou derrota em cada jogo.

Com essas projeções, a ferramenta simula as possibilidades para os duelos futuros e, seguidamente, a temporada milhares de vezes para determinar as chances de cada time ser campeão – ou rebaixado.

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.