Lewis Hamilton foi o melhor em treino livre no Japão
Lewis Hamilton foi o melhor em treino livre no Japão

A forte chuva atrapalhou o segundo treino livre para o Grande Prêmio do Japão, na madrugada desta sexta-feira. Inicialmente com 1h30 de duração, a prática foi aproveitada pelos pilotos durante apenas 45 minutos após o safety car analisar as condições da pista três vezes. Depois de ver Sebastian Vettel superar sua marca na primeira sessão, Lewis Hamilton fez questão de enfrentar o forte pé d’água para cruzar a linha de chegada em 1min48s719 e assegurar o melhor tempo.

Além do inglês, outro piloto que chamou a atenção neste segundo treino livre foi Carlos Sainz. Após sofrer acidente na prática inicial, o piloto espanhol contou com todo o esforço da Red Bull para retornar à pista no treino seguinte, embora tenha completado apenas uma volta no traçado de Suzuka por conta do mau tempo.

Poucos nomes do grid se arriscaram a entrar em ação na madrugada desta sexta-feira. A chuva até deu uma trégua para o treino começar depois de 45 minutos, porém, o aguaceiro voltou a se fazer presente na reta final da sessão e atrapalhou o planejamento das equipes. A grande maioria dos pilotos, incluindo Max Verstappen e Daniel Ricciardo, ambos da Red Bull, além de Valtteri Bottas, da Mercedes, sequer saíram dos boxes – apenas cinco pilotos permaneceram na pista o suficiente para os relógios marcarem seus tempos.

A Williams, por sua vez, não seguiu o exemplo de algumas de suas equipes concorrentes e colocou seus dois pilotos na pista. Felipe Massa, que havia ficado apenas com o 16º tempo no primeiro treino, terminou a última prática do dia na quarta colocação, cruzando a linha de chegada em 1min52s146, à frente de seu companheiro Lance Stroll, que ficou em quinto lugar com 1min52s343.

O francês Esteban Ocon e o mexicano Sergio Perez, ambos da Force India, asseguraram a segunda e terceira colocações, respectivamente. O primeiro teve como volta mais rápida a que completou em 1min49s518, enquanto o segundo cravou 1min51s345.

Ainda que a previsão para os treinos deste sábado sejam de chuva novamente, os pilotos esperam que as condições climáticas os ajudem. Às 3h (de Brasília) está previsto o treino classificatório, porém, antes haverá o último treino livre em Suzuka, 00h. O Grande Prêmio do Japão acontece neste domingo, às 2h.