Hamilton vence o GP do Azerbaijão na F1; confiram o resultado final.
4 min readCarlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br por agência EFE.
A prova – Apesar da prova ser uma das mais difíceis do circuito, a largada não teve muitas mudanças de posições. Vettel continuou na liderança, seguido de Hamilton e Bottas. Quem teve problemas foram Kini Raikkonen e Fernando Alonso. O finlandês da Ferrai teve problema no bico do carro e nos pneus e teve que ir para o box já na primeira volta. Já o espanhol passou por uma situação parecida: durante uma tentativa de ultrapassagem, o piloto da McLaren estourou o pneu dianteiro direito e teve que fazer o possível para conseguir levar o carro até os box.
Além disso, Occon e Sirotkin bateram na volta inicial e tiveram que deixa a corrida. Outro que teve que desistir da prova foi HUlkenberg, que pouco antes de perder o pneu traseiro, estava fazendo uma excelente corrida na quinta posição. Enquanto isso, Vettel continua sendo impecável e liderava a prova desde a primeira volta, não dando nenhuma brecha para que Hamilton tentasse assumir a primeira posição.
Depois de começar com problemas no carro, Raikkonen melhorava seu tempo a cada volta e no meio da prova, já estava na sexta posição. A dificuldade para o finlandês era ultrapassar um dos pilotos da Red Bull: tanto Ricciardo como Verstappen estavam muito consistentes e tentavam uma posição no pódio. Os dois companheiros estavam brigando lado a lado pela quarta posição e quase se colidiram em mais de um momento na prova.
A primeira mudança mais importante da prova foi na volta número 29, quando Bottas conseguiu ultrapassar seu companheiro de equipe Hamilton. O finlandês estava muito consistente e se mostrava confiante para tentar alcançar Vettel na primeira colocação, o que aconteceu poucas voltas depois, quando o piloto da Mercedes liderou a prova a partir da volta número 31.
O finlandês se manteve muito firme na liderança e não deixava Vettel diminuir a diferença entre os dois. Ao mesmo tempo, os companheiros de Red Bull continuavam “brigando” pela quarta posição. Depois de várias tentativas, o australiano Ricciardo conseguiu ultrapassar o holandês Verstappen e se apresentava como o piloto com mais chances de tirar a terceira posição do atual campeão Hamilton.
O momento mais impactante da prova foi no fim da prova. Ricciardo e Verstappen continuavam brigando pela quarta posição, porém desta vez os dois se chocaram de forma impressionantes e saíram da prova. Com isso, a Red Bull perdeu seus dois pilotos de uma vez só. A prova estava tão tensa que Grosjean bateu o carro mesmo com o Safety Car na pista, enquanto esquentava o pneu. O francês estava fazendo uma excelente corrida na sexta colocação, e com isso foi obrigado a deixa a prova.
Depois da saída do Safety Car, a corrida mudou por completo. Vettel tentou ultrapassar Bottas, porém assim que conseguiu a investida, não teve êxito para manter o carro na pista e caiu pra quarta colocação. O erro do piloto da Ferrari fez com que Hamilton assumisse a segunda posição e Raikkonen a terceira.
Logo em seguida, o momento mais importante da prova. Muito perto de vencer, Bottas teve o azar de passar o pneu por cima de um detrito que tinha na pista e estourou o pneu. O finlandês tentou, mas não tinha mais condições de se manter na corrida e com isso, Hamilton assumiu a liderança até o fim.
Resultado final:
Fórmula 1 2018 GP do Azerbaijão
Cla | # | Piloto | Chassis | Motor | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h | Pits | Aposentadoria | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 51 | 1:43’44.291 | 177.012 | 2 | 25 | ||||
2 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 51 | 1:43’46.751 | 2.460 | 2.460 | 176.942 | 2 | 18 | ||
3 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 51 | 1:43’48.315 | 4.024 | 1.564 | 176.897 | 2 | 15 | ||
4 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 51 | 1:43’49.620 | 5.329 | 1.305 | 176.860 | 2 | 12 | ||
5 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Renault | Renault | 51 | 1:43’51.806 | 7.515 | 2.186 | 176.798 | 2 | 10 | ||
6 | 16 | Charles Leclerc | Sauber | Ferrari | 51 | 1:43’53.449 | 9.158 | 1.643 | 176.752 | 2 | 8 | ||
7 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Renault | 51 | 1:43’55.222 | 10.931 | 1.773 | 176.702 | 2 | 6 | ||
8 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 51 | 1:43’56.837 | 12.546 | 1.615 | 176.656 | 2 | 4 | ||
9 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Renault | 51 | 1:43’58.443 | 14.152 | 1.606 | 176.610 | 4 | 2 | ||
10 | 28 | Brendon Hartley | Toro Rosso | Honda | 51 | 1:44’02.321 | 18.030 | 3.878 | 176.501 | 3 | 1 | ||
11 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 51 | 1:44’02.803 | 18.512 | 0.482 | 176.487 | 4 | |||
12 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Honda | 51 | 1:44’09.011 | 24.720 | 6.208 | 176.312 | 2 | |||
13 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 51 | 1:44’24.954 | 40.663 | 15.943 | 175.863 | 2 | |||
14 | dnf | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 48 | 1:38’22.444 | 3 voltas | 3 voltas | 175.680 | 1 | Puncture | |
dnf | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 42 | 1:22’44.661 | 9 voltas | 6 voltas | 182.747 | 2 | Spun off | ||
dnf | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 39 | 1:15’16.996 | 12 voltas | 3 voltas | 186.505 | 1 | Collision | ||
dnf | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 39 | 1:15’17.230 | 12 voltas | 0.234 | 186.496 | 1 | Collision | ||
dnf | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 10 | 23’09.045 | 41 voltas | 29 voltas | 155.310 | Spun off | |||
dnf | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 0 | Collision | |||||||
dnf | 35 | Sergey Sirotkin | Williams | Mercedes | 0 | Collision |