Um dos nomes de maior destaque no judô brasileiro, Érika Miranda anunciou sua aposentadoria no mês passado. Com 31 anos de idade, a judoca do clube Sogipa-RS, representou a seleção brasileira durante 12 anos e finalizou a carreira em 4ª no ranking mundial da Federação Internacional de Judô em sua categoria.

powered by Rubicon Project

Mesmo após se aposentar, Érika foi eleita a atleta de judô do ano no Prêmio Brasil Olímpico 2018, o Oscar do esporte brasileiro. No ano passado, quem venceu foi Mayra Aguiar. A escolha dos melhores atletas de cada modalidade é realizada por um júri formado por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.

Neste ano, Érika foi medalhista de prata no Grand Slam de da Rússia e foi a única brasileira a conquistar uma medalha no Mundial de Baku (bronze até 52kg). Ao lado de Mayra, ela tornou-se a maior medalhista do país em mundiais, somando cinco no total. Além do bronze no Azerbaijão, ela tem prata no Rio de Janeiro (2013), bronze em Chelyabinsk (2014), bronze em Astana (2015) e bronze em Budapeste (2017).