18/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Aline Silva e a luta de vencer no esporte em que homens são maioria.

2 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por R7.com

Atleta de wrestling é maior vencedora do Brasil na categoria, com uma prata em mundial e três medalhas em Pan-Americanos, duas pratas e um bronze.

Aline Silva é a maior medalhista do Brasil no wrestling em Pan-Americanos
Aline Silva é a maior medalhista do Brasil no wrestling em Pan-Americanos Abelardo Mendes Jr./Divulgação Secretaria Esportes – 9.8.2019

Mais do que uma atleta de sucesso e medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos, o que se viu nas lutas de Aline Silva no wrestling foi uma mulher forte e bem sucedida.

“Isso é fruto da minha vida. Fui criada por uma mãe solteira, negra e que teve muita dificuldade para me criar”, lembra a brasileira.

A vida de luta de Aline começou ainda menina. Perto dos 11 anos, ela não ouvia muito Dona Lidia, a mãe dela, e ficava muito nas ruas da zona sul de São Paulo até que o esporte entrou em sua vida. “Só aprendia coisa errada na rua. O esporte me salvou e me trouxe para o caminho certo”.

Mas não pense que foi tão simples. Ela escolheu fazer judô e a família não a incentivou. “Quando comecei em um esporte de luta, eu não fui encorajada. Ao contrário, minha família falava: isso é esporte de homem, você vai virar mulher macho”, lamenta Aline.

Aline Silva se sente honrada em ser exemplo

Aline Silva se sente honrada em ser exemplo

Alexandre Loureiro/COB – 8.8.2019

Depois de ser a primeira brasileira com medalha em campeonato mundial, com três medalhas nos Pan-Americanos (duas pratas e um bronze), e uma participação nas Olimpíadas do Rio 2016, ela entrou em outra batalha: lutar pela igualdade de gênero e pelo fim do machismo.

“Eu só ganhei essa medalha para poder inspirar outros jovens, para poder mostrar um caminho que deu certo, porque o esporte ensina a vida. Se eu ganhar e ficar calada e não fizer  o que está ao meu alcance por todas as mulheres do Brasil, não me serviu de nada”, garante a brasileira.

Aline reconhece que escolheu um esporte muito voltado para o homens. O wrestling é dividido em duas modalidades: luta greco-romana e luta livre, 12 categorias são masculinas e apenas a metade é feminina.

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.