29/03/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

O ex-olheiro do Arsenal que virou um dos chefões do Bragantino: “Não viemos para brincar”!

7 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por GE.com.br por Danilo Sardinha.

Sandro Orlandelli chegou ao Red Bull Bragantino no início de 2020, na época em que o clube agitava o mercado para montar o elenco. Não atraiu tanto a atenção dos torcedores quanto as contratações milionárias, mas foi anunciado pelo Massa Bruta também como um reforço de peso.

O currículo dele justifica esse status. Além de passagens por grandes clubes do futebol brasileiro, Sandro Orlandelli trabalhou de 2002 a 2012 na chefia do departamento de scout do Arsenal, uma espécie de olheiro para encontrar novos talentos.

Sandro Orlandelli, coordenador técnico do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Sandro Orlandelli, coordenador técnico do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

De 2016 a 2019, exerceu a função de scout sênior no Manchester United de José Mourinho. Na seleção brasileira, ajudou a criar o mesmo departamento antes das Olimpíadas de 2016.

– Tenho uma predominância de uma educação de futebol europeu. Isso me ajuda a ter uma visão ampla, para entender o que é possível ser implementado no futebol brasileiro – comentou.

Orlandelli, de 51 anos, foi contratado para ser coordenador técnico do Bragantino e passar essa experiência ao Massa Bruta. Está diariamente reunido com diversos departamentos do clube e é uma das peças-chave no projeto da empresa austríaca para o time de Bragança Paulista.

Sandro Orlandelli, coordenador técnico do Bragantino, acompanha treino da equipe — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Sandro Orlandelli, coordenador técnico do Bragantino, acompanha treino da equipe — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

No primeiro ano de trabalho, ele destaca a implantação de ideias, análise dos perfis dos profissionais, capacitações e adaptação do time à elite do futebol brasileiro. Agora, passada essa primeira temporada, afirma que a tendência é que a evolução do trabalho seja mais rápida em 2021.

– A gente não veio para brincar. Queremos vencer, fazer história e colocar estrela na camisa – destacou Sandro Orlandelli.

A frase é ambiciosa, mas Orlandelli diz que não há soberba nela. O que o faz destacar esse objetivo, segundo ele, é o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo clube para atingir essas metas.

Projeto do Bragantino

– Ele está saindo de uma reunião e entrando em outra. Pode ser depois do treino (a entrevista)?

A frase da assessoria de imprensa do Bragantino à reportagem do ge ilustra bem como é a rotina de Sandro Orlandelli nos bastidores do clube. Como coordenador técnico do Massa Bruta, ele está diariamente reunido com profissionais de diferentes áreas para alinhar o andamento de todos os processos que envolvem o projeto.

Sandro Orlandelli conversa com jogadores do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Sandro Orlandelli conversa com jogadores do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Esse trabalho compreende em analisar os perfis dos profissionais de dentro e fora de campo, ver quais são os pontos fortes de cada um e o que precisa ser trabalhado para otimizar o desenvolvimento individual e coletivo. Nesse processo, ainda há a implantação da filosofia de jogo do projeto.

– A gente busca o que o futebol brasileiro, o que a matéria-prima do Brasil tem de melhor, que é a criatividade. Não abrimos mão da criatividade. Um símbolo é o Claudinho, que passou um momento bem difícil no primeiro semestre e agora consegue desenvolver bem isso. Sempre acreditamos na criatividade com responsabilidade. Competitiva e eficaz – afirmou.

Ano de implantações de ideias

Orlandelli ressaltou que 2020 já era esperado pelo clube como o mais difícil deste processo, pois seria uma temporada de adaptações. O ano passado do Bragantino, realmente, foi de altos e baixos.

  • O time terminou a fase de classificação do Paulista 2020 na liderança geral;
  • Nas quartas de final, foi eliminado pelo Corinthians;
  • Conquistou o título do Troféu do Interior;
  • Passou boa parte do Campeonato Brasileiro brigando contra o rebaixamento;
  • No segundo turno, deu uma arrancada e garantiu a classificação à Sul-Americana.

 

Jogadores do Bragantino comemoram vitória sobre o Atlético-GO — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Jogadores do Bragantino comemoram vitória sobre o Atlético-GO — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

– No primeiro momento, (o trabalho) foi de análise dos perfis dos profissionais. Até para entender onde se adaptariam dentro da filosofia. Também analisamos os jogadores, o que demanda certo tempo, onde conseguimos analisar os pontos em vantagem e os pontos em desvantagem. Isso demanda tempo, precisa de braço. Fomos capacitando os profissionais – explicou.

– Estamos muito felizes com o Maurício Barbieri. O processo todo é voltado para ele. Ele entendeu muito bem isso. O Maurício é muito promissor para o mercado europeu, está mostrando esse tipo de característica. Isso ajudou muito nesse processo todo. Acreditamos que a partir de 2021, como já existe toda uma adaptação à cultura, a gente tenha a evolução mais rapidamente – acrescentou.

Sandro Orlandelli e o técnico Maurício Barbieri — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Sandro Orlandelli e o técnico Maurício Barbieri — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Briga por títulos

O diretor executivo do Bragantino, Thiago Scuro, afirmou em outras entrevistas que a meta do clube é até 2022 estar brigando por títulos nacionais. Orlandelli acredita ser possível atingir esse objetivo nesse prazo.

– Temos uma chance muito grande de conseguir êxito nesse objetivo (de brigar por título nacional até 2022). O Scuro é um líder muito organizado, capacitado e visionário. Temos muita segurança que estamos construindo. Neste ano, consideramos que seja o ano mais difícil. Sabíamos dos riscos, por isso passamos por situações de desconforto. Mas nunca abrimos mão do que estávamos acreditando. Temos uma possibilidade, sim, de atingir esse objetivo. Mas sem nenhuma pretensão de soberba e, sim, de mérito de trabalho – destacou.

Sandro Orlandelli acredita que Massa Bruta passará a brigar por títulos até 2022 — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Sandro Orlandelli acredita que Massa Bruta passará a brigar por títulos até 2022 — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Em 2021, o Bragantino está garantido na Copa Sul-Americana. O time ocupa a 11ª colocação do Brasileiro, com 49 pontos, e não tem mais chances de ir à pré-Libertadores.

– Viemos para vencer. Uma das coisas que entendemos para vencer é ter experiência. E a experiência vem com erros, oportunidade de vivenciar. O Brasileiro de 2020 foi de aprendizado. Agora, é competir mais. Já entendemos essa competição. Queremos vivenciar essa competição, aprender bem, temos já parâmetros, comparativos, criamos o nosso próprio conhecimento, conhecimento das análises – comentou Orlandelli.

Currículo pesado

 

Sandro Orlandelli começou a carreira como treinador no fim dos anos 1990, no São Paulo e no Corinthians. Trabalhou na sequência na Suécia, Japão, França e Arábia Saudita até chegar à Inglaterra para ser scouter. De 2002 a 2012, chefiou o departamento de scout do clube.

Na equipe inglesa, trabalhou com o técnico Arsene Wenger. Com ele, fez parte do grupo que foi campeão inglês invicto na temporada 2003/04. Orlandelli destaca a gratidão por ter trabalho com Wenger, a quem considera um visionário.

– O Arsenal foi uma das maiores escolas, uma oportunidade única, uma participação intensa seja no processo seletivo de jogadores e adaptação. Participei muito no desenvolvimento de jogadores. Isso me ajudou a ter uma segurança no que faço hoje – contou.

Sandro Orlandelli ao lado do técnico Arsene Wenger, no Arsenal — Foto: Arquivo pessoal/Reprodução Instagram

Sandro Orlandelli ao lado do técnico Arsene Wenger, no Arsenal — Foto: Arquivo pessoal/Reprodução Instagram

– O Arsenal é um clube de processo. Seria leviano da minha parte falar que (o desenvolvimento dos jogadores) passou só na minha mão. Mas pude contribuir com Fábregas, Van Persie, Adebayor. Foram vários jogadores que passaram por esse desenvolvimento no clube – completou.

De volta ao Brasil em 2013, Sandro Orlandelli trabalhou no Athletico, Santos e na seleção brasileira. No Peixe, Orlandelli exerceu função semelhante à que exerce atualmente no Bragantino (clique aqui e relembre).

Sandro Orlandelli orienta time sub-17 do Santos — Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Divulgação SantosFC

Sandro Orlandelli orienta time sub-17 do Santos — Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Divulgação SantosFC

Na Seleção, ajudou a construir o departamento de scout e a fazer a análise de desempenho dos atletas para a Olimpíadas do Rio em 2016. Após os Jogos Olímpicos, recebeu o convite para voltar para Inglaterra, mas para trabalhar no Manchester United, onde ficou até dezembro de 2019. Teve contato com José Mourinho, mas não tanto como Wenger, no Arsenal.

– A cultura do Arsenal e do Manchester são distintas. Arsenal vem com viés de vanguarda. O primeiro sistema tático do mundo foi do Arsenal, a numeração nas costas foi criado lá, a academia de preparação física também… O Manchester é mais tradicional, pragmático, o jogo pelo resultado é mais marcante. Não tem um jogo tão vistoso, mas vislumbra pela eficiência. Foi uma experiência sensacional para mim também, onde aprendi bastante. Com o Mourinho, o contato foi bem superficial, mas é um profissional de altíssimo nível, muito inteligente, tem as convicções dele como vencedor – contou.

Sandro Orlandelli durante passagem pelo Manchester United — Foto: Arquivo pessoal/Reprodução Instagram

Sandro Orlandelli durante passagem pelo Manchester United — Foto: Arquivo pessoal/Reprodução Instagram

No início de 2020, Sandro Orlandelli diz ter aceitado o convite do Bragantino pelo projeto que foi apresentado.

– Eu vivo de desafio. Vi aqui um projeto totalmente diferente. Tudo o que aprendi, daria para colocar em prática. Isso me motivou muito. Sei da estrutura, acredito muito no desenvolvimento de jovens, acredito na relação de empatia com cada profissional, respeitando cada um. Sendo no meu país, fiquei muito feliz. Nesse um ano, estou convicto que tomei a melhor decisão da minha vida. Vem crescendo o projeto e estou muito – comentou.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.