19/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Os medalhistas do Brasil até aqui na Para Olimpíada de Tóquio. Veja!

6 min read

Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br por Comitê Para Olímpico do Brasil.

No segundo dia de competição, o Brasil soma um ouro, três pratas e quatro bronzes, ocupando a 10ª posição no quadro geral. Conheça os esportistas paralímpicos brasileiros que já subiram ao pódio nesta edição e acompanhe a evolução do país no quadro de medalhas

Patrícia, Daniel, Joana e Talisson no pódio com a medalha de bronze.
Patrícia, Daniel, Joana e Talisson no pódio com a medalha de bronze.MARKO DJURICA / REUTERS.

O Brasil soma nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, que está no seu segundo dia de competições, oito medalhas: uma de ouro, quatro pratas e três bronzes. Até agora, predominância da natação, onde o país subiu seis vezes ao pódio —incluindo o único ouro do estreante Gabriel Bandeira e três bronzes de Daniel Dias, um deles no revezamento 4x50m livre. Os brasileiros também medalharam no hipismo e na esgrima em cadeira de rodas.

A meta do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é manter o Brasil entre os 10 países com mais medalhas pela quarta edição consecutiva das Paralimpíadas. Nesta quinta-feira, a delegação brasileira garantiu ao país a décima colocação no quadro geral de medalhas, atualizado diariamente. Com o ouro de Gabriel Bandeira o Brasil se aproxima cada vez mais do objetivo de chegar à 100ª medalha de ouro da história das competições ―até agora foram 88 ouros para atletas paralímpicos brasileiros desde a estreia do país nas Paralimpíadas, em 1972 (a competição foi criada em 1960).

Conheça os medalhistas brasileiros paralímpicos da Tóquio 2020

Natação

A natação (juntamente com o atletismo) é uma das modalidades em que os esportistas brasileiros despontam entre os favoritos em várias classes. Pela regra do Comitê Paralímpico Internacional, a natação paralímpica tem 14 categorias funcionais para abranger todas as PcDs (pessoas com deficiência). Atletas com deficiências motoras competem nas categorias S1 a S10; deficiências visuais estão contempladas nas categorias S11 a S13; e esportistas com deficiência intelectual ficam na S14. Conheça os nadadores brasileiros que garantiram medalha nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.

Gabriel Bandeira celebra o ouro nos 100m borboleta classe S14.
Gabriel Bandeira celebra o ouro nos 100m borboleta classe S14.MOLLY DARLINGTON / REUTERS

Gabriel Bandeira, medalha de ouro nos 100m borboleta da classe S14. – Aos 21 anos, o paulista estreou na competição garantindo ao Brasil o primeiro ouro na Paralimpíada de Tóquio. O nadador foi o primeiro colocado nos 100m borboleta da classe S14 (categoria que estreou nesta edição) e ainda marcou um novo recorde, ao concluir a prova aos 54s76. O britânico Reece Dunn (55s12) ―atual recordista mundial― ficou com a prata, e o australiano Benjamin Hance (56s90) conquistou o bronze. “Minha vida na natação paralímpica só está começando. Isso é só o começo”, disse Bandeira em entrevista à SporTV após o ouro. O nadador começou a competir profissionalmente somente no ano passado.

Gabriel Araújo celebra a medalha de prata nos 100m costas da classe S2 da natação.
Gabriel Araújo celebra a medalha de prata nos 100m costas da classe S2 da natação.MOLLY DARLINGTON / REUTERS

Gabriel Araújo, medalha de prata nos 100m costas da classe S2 – Foi do atleta mineiro de 19 anos a primeira medalha para o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Araújo celebrou a prata com uma dancinha no pódio e prometeu repetir a coreografia nas outras vitórias que ainda espera celebrar no Japão. “Se tem pódio, se tem Gabriel, tem dancinha”, disse o atleta, que ainda compete em outras duas provas. Gabriel Araújo marcou 2min02s47 nos 100m costas da classe S2. O ouro ficou com o chileno Alberto Abarza (2min00s40) e o bronze com o russo Vladimir Danilenko (2min02s74).

Daniel Dias, medalha de bronze nos 200m livre da classe S5.
Daniel Dias, medalha de bronze nos 200m livre da classe S5.MOLLY DARLINGTON / REUTERS

Daniel Dias, medalha de bronze nos 200m e nos 100m livre da classe S5 – Com dois bronzes nas duas primeiras provas que disputou em Tóquio, o paulista chegou a 26 medalhas paralímpicas na carreira, aos 33 anos. É o nadador masculino mais premiado da história da competição. O 27º pódio de Daniel Dias veio no revezamento 4x50m livre, outro bronze, mas desta vez ao lado de Joana Silva, Patrícia dos Santos e Talisson Glock. Ele ainda compete em ao menos outras três provas na capital japonesa.

Phelipe Rodrigues celebra a 8ª medalha paralímpica de sua carreira, um bronze nos 50m categoria S10.
Phelipe Rodrigues celebra a 8ª medalha paralímpica de sua carreira, um bronze nos 50m categoria S10.ALE CABRAL/CPB

Phelipe Rodrigues, bronze nos 50m livre s10 masculino – O pernambucano natural de Recife garantiu a terceira melhor marca na prova (23s50) e, em Tóquio, conquistou a 8ª medalha paralímpica de sua carreira. O ouro ficou com o australiano Rowan Crothers (23s21), e a prata foi para o ucraniano Maksym Krypak(23s33). Aos 30 anos, o nadador brasileiro ainda deve disputar outras duas provas com chances de medalha.

Patrícia, Daniel, Joana e Talisson no pódio com a medalha de bronze.
Patrícia, Daniel, Joana e Talisson no pódio com a medalha de bronze.MARKO DJURICA / REUTERS

Daniel Dias, Joana Neves, Patrícia Pereira e Talisson Glock, bronze no revezamento 4x50m livre misto – A natação deu a primeira medalha coletiva ao Brasil no revezamento 4x50m livre misto. Nesta categoria, a soma dos números das categorias do atleta tem que ser igual ou menor que 20. Por isso, a equipe competiu com Patrícia (S4), Daniel (S5), Joana (S5) e Talisson (S6), nesta ordem. Os brasileiros fecharam em terceiro com uma ótima recuperação no final, terminando sete centésimos a frente da Ucrânia. O ouro ficou com a China, que quebrou o recorde mundial, e a prata com a Itália.

Esgrima em cadeira de rodas

A esgrima só é disputada em cadeira de rodas na Paralimpíada. Os atletas são divididos em três classes: A, B e C. O critério é a mobilidade do atleta, especialmente do tronco. Quem compete na classe A tem mais dificuldade, enquanto quem está na C tem a mobilidade menos comprometida.

Guissone comemora vitória na esgrima em Tóquio.
Guissone comemora vitória na esgrima em Tóquio.TAKUMA MATSUSHITA/CPB

Jovane Guissoni, medalha de prata na classe B – Gaúcho de Barros Cassal, Jovane Guissoni conquistou a medalha de prata na classe B da esgrima em cadeira de rodas no segundo dia de competição. Na campanha pela prata, foram oito lutas e apenas duas derrotas, uma delas para o vencedor Alexander Kuzyokov, do Comitê Paralímpico Russo. Guissoni é vice-líder do ranking mundial e foi campeão paralímpico em 2012. “Meu objetivo era trabalhar bastante para chegar aqui em Tóquio, fazer o meu melhor e garantir uma medalha para o Brasil. Feliz, jogando solto e colocando em prática tudo aquilo que treinei”, comemorou o brasileiro.

Hipismo

No hipismo, os atletas são divididos em cinco graus. O grau 1 é para quem tem comprometimento severo nos quatro membros; grau 2 para cadeirantes com boa funcionalidade dos braços, comprometimento unilateral severo ou cegos; grau 3 para comprometimento unilateral, moderado nos quatro membros, severo nos braços ou deficiência visual severa; grau 4 para comprometimento leve em um ou dois membros, ou deficiência visual moderada; e grau 5 para comprometimento leve em um ou dois membros ou deficiência visual leve.

Rodolpho Riskalla conquistou a primeira medalha da história do adestramento paralímpico brasileiro.
Rodolpho Riskalla conquistou a primeira medalha da história do adestramento paralímpico brasileiro.WANDER ROBERTO/CPB

Rodolpho Riskalla, medalha de prata no adestramento grau 3 – O paulista Rodolpho Riskalla trouxe uma medalha inédita para o adestramento paralímpico brasileiro. No segundo dia de Tóquio 2020, ele montou o cavalo Don Henrico e teve 74,659% de aproveitamento em sua apresentação. O ouro ficou com o conjunto holandês Voets/Demantur N.O.P (76,585%) e o bronze com a belga Clayes/San Dior (72.853%).


About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.