29/03/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Medina, Italo e Filipinho vão às quartas de final em El Salvador. VEJA!

4 min read

Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

Brasileiros avançam em Punta Roca e ainda nesta quinta-feira devem disputar vaga nas semifinais da sétima etapa da Liga Mundial de Surfe .

Gabriel Medina, Filipe Toledo e Italo Ferreira garantiram vaga nas quartas de final da etapa de Punta Roca, El Salvador, da Liga Mundial de Surfe (WSL). A previsão é de que o trio brasileiro volte para o mar ainda nesta quinta-feira já que as condições de surfe devem piorar nos próximos dias. A expectativa da organização é encerrar o evento nesta sexta-feira.

Filipe Toledo voa nas ondas de El Salvador — Foto: Thiago Diz/World Surf League

                                                                         Filipe Toledo voa nas ondas de El Salvador — Foto: Thiago Diz/World Surf League

Yago Dora, destaque do primeiro dia com um super aéreo avaliado com a maior nota do evento até aqui, foi eliminado justamente por Filipinho, o atual líder do ranking mundial. Caio Ibelli também caiu nas oitavas de final, enquanto Jadson Andre e os irmãos Miguel e Samuel Pupo foram superados na repescagem.

Vale lembrar que a onda de Punta Roca é considera a melhor da América Central, especialmente pela formação das direitas. Pela primeira vez no calendário da elite do surfe mundial, a etapa é a sétima da temporada, a última antes de Saquarema, com janela a partir do próximo dia 23 de junho.

O chaveamento das oitavas de final foi de certa forma cruel para os brasileiros, que tiveram dois confrontos diretos. Na segunda bateria, Gabriel Medina superou Caio Ibelli. Nos minutos finais, Medina combinou manobras de borda com um aéreo rodando e teve nota 8.17 (veja abaixo). Com somatório 16.00 do tricampeão mundial, Caio, que teve maior nota 5.73, ficou em combinação e não conseguiu reagir.

Gabriel Medina executa uma manobra em El Salvador — Foto: Thiago Diz/World Surf League

Gabriel Medina executa uma manobra em El Salvador — Foto: Thiago Diz/World Surf League

No outro duelo 100% verde e amarelo, Filipe Toledo também precisou elevar o nível das notas para bater Yago Dora, destaque do primeiro dia com um super aéreo avaliado em 9,00 – até agora a maior nota do evento. Dora chegou a liderar a bateria na primeira metade do confronto, mas no final Filipinho conseguiu encontrar uma boa onda, 8.33, apesar do mar “mexido” .

Na última bateria, Italo Ferreira reencontrou Connor O’Leary, algoz de sua eliminação precoce nas oitavas de final da última etapa, em G-Land. Dessa vez, o brasileiro não perdeu tempo e logo nos minutos iniciais pegou boas ondas e ficou confortável diante de Connor ainda zerado em 20 minutos de bateria. Só no minuto final o australiano conseguiu pegar uma onda excelente (8.10), mas já sem tempo para trocar a segunda nota.

Nas quartas de final feminina, Stephanie Gilmore, que superou Isabella Nichols, enfrentará Caroline Marks, algoz de Carissa Moore. Na outra chave, Johanne Defay – que passou por Sally Fitzgibbons – enfrentará Lakey Peterson, responsável por vencer Courtney Conlogue.

Repescagem

 

Quatro brasileiros entraram no mar pela primeira fase eliminatória do evento, mas só Italo Ferreira conseguiu avançar para as oitavas. O campeão olímpico, no entanto, também não teve facilidade para bater o surfista Josh Burke, de Barbados.

Italo Ferreira não teve vida fácil, mas avançou — Foto: Thiago Diz/World Surf League

Italo Ferreira não teve vida fácil, mas avançou — Foto: Thiago Diz/World Surf League

Preocupado com a eliminação precoce e a necessidade de se colocar entre os cinco melhores do ranking mundial para disputar as finais da temporada, Italo (atual número 6) foi bastante conservador. A disputa com Josh Burke foi apertada, com a melhor onda do brasileiro saindo apenas nos minutos finais, um 7,33.

Repescagem

 

  • Callum Robson (AUS) 12.00 x 9.20 Jadson Andre (BRA)
  • Italo Ferreira (BRA) 13.20 x 8.83 Josh Burke (BRB)
  • Miguel Pupo (BRA) 8.20 x 9.26 Jake Marshall (USA)
  • Connor O’Leary (AUS) 12.63 x 12.53 Samuel Pupo (BRA)

 

Oitavas de final

 

  • Jack Robinson (AUS) 17.76 x 15.17 Jackson Baker (AUS)
  • Gabriel Medina (BRA) 16.00 x 11.23 Caio Ibelli (BRA)
  • Kanoa Igarashi (JAP) 10.73 x 7.10 Jake Marshall (EUA)
  • Griffin Colapinto (EUA)13.67 x 10.83 Jordy Smith (AFS)
  • Filipe Toledo (BRA) 14.66 x 11.33 Yago Dora (BRA)
  • Barron Mamiya (HAV) 8.30 x 11.83 Callum Robson (AUS)
  • Ethan Ewing (AUS) 15.27 x 12.94 Matthew McGillivray (AFS)
  • Ítalo Ferreira (BRA) 14.73 x 13.43 Connor O’Leary (AUS)

 

Quartas de Final

 

 

 

 

 

Ativar som

Italo faz 7.33 e avança para as oitavas de final em El Salvador

Jadson Andre e os irmãos Miguel e Samuel Pupo não conseguiram avançar. Confira abaixo os confrontos e resultados das baterias.

 

 

–:–/–:–

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.