Sul-coreanos rejeitam dividir Olimpíada de Inverno-18 com a Coreia do Norte. Entenda o fato.
2 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br com EFE.
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, que acontecerão na cidade sul-coreana de Pyeongchang rechaçaram nesta terça-feira, em entrevista coletiva, a possibilidade de que a vizinha Coreia do Norte receba alguma das provas.
“Tendo em vista que a construção todas as sedes de competições já está em andamento, já deixamos claro que não tem sentido debater sobre a possibilidade de receber o evento de maneira conjunta”, disse o vice-presidente de Pyeongchang-18, Kwak Young-jin.
[saiba_mais titulo=”Mais olimpíadas” “ids=”472593,468710”]
“De um ponto de vista realista, seria difícil organizar os Jogos Olímpicos junto com a Coreia do Norte, acrescentou Kwak, respondendo sugestão feita pelo governador de Kangwon, província no noroeste do país onde fica Pyeongchang e faz fronteira com a Coreia do Norte.
Na segunda-feira, Choi Moon-soon, governador de Kangwon, disse que receber provas em que não fossem necessárias construções muito caras – como as de snowboard – na Coreia do Norte poderia ajudar que os Jogos fossem “um símbolo de paz”.
O comitê organizador de Pyeongchang-18 já havia negado no último mês que estivesse recebendo pressão do Comitê Olímpico Internacional (COI) para que fossem realizadas provas fora da Coreia do Sul para economizar custos.
A candidatura de Pyeongchang para receber o evento foi escolhida em 2011, batendo as de Munique, na Alemanha, e Annecy, na França, depois de ter sido derrotada em duas ocasiões anteriores.