Halep bate Jankovic de virada e fica com o título de Indian Wells; confira.
3 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br com agência Gazeta Press.
Simona Halep se consagrou campeã do Premier Mandatory de Indian Wells, dos Estados Unidos, pela primeira vez em sua carreira neste domingo. Número 3 do ranking da WTA, a romena superou, de virada, a sérvia Jelena Jankovic, ex-número 1 do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 2-6, 7-5 e 6-4, após 2h40 de duelo.
Para ser campeã, Halep despachou Daria Gavrilova, Varvara Lepchenko, Karolina Pliskova, Carla Suárez Navarro e Serena Williams (desistência) antes de avançar à decisão de Indian Wells. Na final, a romena entrou como favorita contra a veterana Jankovic, de 30 anos, cabeça de chave 18 do evento.
Foi o terceiro título de Halep de um torneio da categoria Premier Mandatory ou Premier 5. Anteriormente, a romena havia triunfado nos campeonatos de Dubai, neste ano, e Doha, em 2014.
O jogo
Halep começou mal o duelo contra Jankovic. Logo em seu primeiro game, a romena desperdiçou seu serviço. A sérvia não soube aproveitar e “devolveu o favor” na jogada seguinte, cedendo uma quebra para a sua adversária. Mesmo assim, a número 3 do mundo continuou com um baixo desempenho e perdeu dois pontos quando foi sacar, deixando a vitória do set para a tenista dos Balcãs, que triunfou por 6-2.
A romena continuou cometendo erros no segundo set, deixando Jankovic com a vantagem no terceiro game, quando perdeu seu serviço. A sérvia chegou a errar também, mas logo em seguida conseguiu forçar outra quebra vinda de Halep, ficando à frente do marcador da parcial. A cabeça de chave 3 de Indian Wells reagiu na sequência, forçando sua rival a desperdiçar o saque, deixando tudo igual.
Jankovic tentou parar a reação de Halep no segundo set na reta final da parcial. No nono game da etapa, a sérvia obteve a terceira quebra sobre a romena, se posicionando novamente à frente de sua adversária no marcador do duelo. Só que o período continuava equilibrado e a numero 3 do mundo alcançou o empate ao forçar um erro de saque da sua rival balcânica. Depois, a tenista de Constança (ROM) conseguiu mais um break-point e igualou o duelo em 1 a 1.
O terceiro set teve a mesma tônica do segundo. Halep e Jankovic cederam duas quebras em sequência, deixando o duelo empatado. Depois, a sérvia e a romena continuaram a disputa emocionante após desperdiçarem seus serviços pela terceira vez na etapa.
O duelo só foi decidido no 10º game do terceiro set. Halep foi competente, não dando nenhuma chance à tenista da Sérvia. A romena fez 40-0 e teve três match-points, mas só precisou de um para confirmar o break-point e também sua vitória, conquistado o título do Premier Mandatory de Indian Wells.