Nathália Brígida e Felipe Kitadai perdem na disputa do bronze e ficam sem medalha.
3 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.
A paulista Nathália Brígida não conseguiu neutralizar o jogo da japonesa Ami Kondo, campeã mundial no ano passado e número 3 do ranking, e perdeu a disputa pelo bronze no Mundial de judô de Astana, no Cazaquistão, na categoria até 48kg.
A asiática levou a brasileira ao chão e conseguiu o ippon após 20 segundos.
O mesmo destino teve Felipe Kitadai até 60kg: ele levou um ippon do japonês Toru Shishime, algoz de outro brasileiro, Eric Takabatake, e ficou sem medalha.
Nathália, de 22 anos teve ótimo desempenho ao vencer quatro lutas, mas caiu nas duas últimas lutas e ficou sem medalha. A outra brasileira na competição, a campeã olímpica Sarah Menezes, decepcionou e caiu logo na estreia. A argentina Paula Pareto ganhou o ouro ao derrotar Haruna Asami, algoz de Nathália na semifinal.
Bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, Nathália Brígida ganhou em sua primeira luta de Cristina Budescu, da Moldávia, com tranquilidade: um wazari, depois um yuko até o ippon com imobilização pelo segundo wazari.
Na sequência, diante de Anara Zhumali Kyzy, do Quirguistão, a luta durou apenas 24 segundos: a paulista de Atibaia conseguiu um ippon e foi às oitavas.
Pela frente, Dilara Lokmanhekim, da Turquia, 12ª do ranking mundial. O duelo foi bastante equilibrado nos cinco minutos e, sem pontuação, acabou decidido apenas no golden score, quando Natália teve um yuko e passou para as quartas.
A adversária foi a romena Monica Ungureanu, número cinco do mundo. Em mais uma luta parelha, a brasileira conseguiu um wazari no golden score para alcançar a semi.
A brasileira acabou perdendo para a japonesa Haruna Asami, campeã mundial em 2010 e 2011, após ippon por imobilização (já tinha um wazari contra).
Já Sarah Menezes, que abdicou do Pan de Toronto e treinou por três meses exclusivamente para o Mundial, não passou de sua primeira luta.
Estreando já na segunda rodada, a campeã olímpica em Londres caiu para a belga Charline van Snick por um shidô (advertência) e um yuko, perdendo a chance de conseguir sua quarta medalha em Mundiais – foi bronze em 2010, 2011 e 2013.
Homen
Bronze na Olimpíada de Londres, Felipe Kitadai estreou com tranquilidade diante de Otar Bestaev, do Quirguistão, obtendo yuko, wazari e ippon. Na segunda fase, ele enfrentou o guatemalteco Jose Ramos e venceu com ippon por imobilização.
Nas oitavas, o rival foi Vincent Limare, e Kitadai ganhou por ter sofrido menos punições do que o francês, duas a uma. Nas quartas, porém, um páreo duríssimo: o atual campeão mundial até 60kg, o mongol Boldbaatar Ganbat.
E o brasileiro não teve chances ao perder por ippon com 1min50s de luta.
Na repescagem, Felipe Kitadai derrotou o sul-coreano Choi In-Hyuk e foi para a disputa da medalha de bronze contra Toru Shishime, algoz de Takabatake nas oitavas de final. Em duelo difícil, o brasileiro acabou levando um golpe perfeito e perdeu.