04/02/2025

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Curry melhor que times inteiros, elenco e mão calibradíssima: os segredos dos Warriors; confira.

4 min read

Igor Resende, do ESPN.com.br.

REPRODUÇÃO TWITTER

Históricos, Warriors começaram a temporada com 16 vitórias e nenhuma derrota
Históricos, Warriors começaram a temporada com 16 vitórias e nenhuma derrota

Quais os segredos do time com o melhor começo da história da NBA? A ESPNdestrinchou o Golden State Warriors para mostrar o quão dominante a equipe vem sendo.

Muito, claro, graças a Stephen Curry, que, sozinho, consegue ir melhor que times inteiros – ele tem, por exemplo, mais bolas de três convertidas do que os elencos inteiros de Minnesota Timberwolves e Brooklyn Nets.

Mas está longe de ser o único fator decisivo da equipe. Todo o time, dos titulares aos reservas, vem bem nas estatísticas, dando ao astro a possibilidade de brilhar. Sem mais delongas, vamos à análise.

SEM SOFRIMENTO

A sequência histórica de 16 vitórias do Golden State Warriors inclui nada menos que 11 com uma margem de dois dígitos sobre o time adversário – ou seja: ganharam quase 70º dos jogos por 10 ou mais pontos. A mais impressionante delas aconteceu na quarta partida: um massacre por 119 a 69 sobre o Memphis Grizzlies, 50 pontos de vantagem. O triunfo mais apertado foi na partida seguinte, por quatro pontos contra o Los Angeles Clippers.

São duas vitórias por 30 ou mais pontos nesta temporada, o mesmo que todos os outros times da NBA têm juntos. Além disso, os Warriors passaram 167 minutos ganhando suas partidas por 15 ou mais pontos – nenhum outro time chega aos três dígitos neste quesito.

ESPN.COM

Jogos

MÃO CALIBRADA

Os Warriors não perdoam quando o assunto é bola de três. Com um aproveitamento de praticamente 44%, o time é o melhor no quesito na NBA. Muito por conta de dois nomes: Klay Thompson e, principalmente, Stephen Curry.

Golden State é o segundo time na história a ter mais bolas de três que os adversários em todos os 16 primeiros jogos da temporada (os Knicks fizeram isso em 2008-09). São 199 bolas de três dos Warriors contra 91 dos rivais – o que já daria uma vantagem de 597 a 273 pontos. Sozinho Curry tem mais bolas de três que Brooklyn Nets e Minnesota Timberwolves. Se seguir as médias, ele terminará a temporada com 399 bolas de três, o que destruiria completamente o recorde de 286 que ele mesmo estabeleceu no último ano.

ESPN.COM

2

CURRY MONSTUROSO

Curry, aliás, caminha tranquilamente para ser o MVP da temporada mais uma vez. Sim, nós sabemos que a temporada está só começando e que outros também estão jogando muito bem, como Westbrook. Mas os próprios números mostram como Curry vem sendo dominante. Ele lidera a NBA em vários quesitos, dos mais simples aos mais avançados.

Ele é o primeiro em pontos por jogo, tentativas e acertos de bolas de três, acertos de chutes de quadra, arremessos (true shooting, em inglês, uma estatística que junta os chutes de quadra com os lances livres), eficiência (outro cálculo avançado que considera uma soma de todas as estatísticas individuais), vitórias produzidas (que considera o quão importante é o jogador para cada uma das vitórias conquistadas) e +/- ofensivo (que considera qual é a margem de vantagem do time quando ele está em quadra).

ESPN.COM

ELENCO MONSTRUOSO

Entre as estatísticas avançadas, o Warriors impressiona dominando completamente o chamado Ofensive Rating (algo como Valor Ofensivo, em português). Essa conta mede a capacidade de cada jogador em produzir pontos no ataque. E o cinco jogadores de Golden State simplesmente ocupam as cinco primeiras posições da lista – com Klay Thompson empatado em quinto com Kevin Durant.

ESPN.COM

4

TÁ FÁCIL!

No fim de tudo isso, quão dominante é esse time perto das outras boas equipes da liga? Basta olhar a média da margem de pontos nas vitórias. Os Warriors sãos os melhores da NBA de longe: 15,6 pontos por jogo contra 8,9 do segundo colocado da lista, o San Antonio Spurs. O curioso disso é ver que Golden State talvez ganhasse seus jogos mesmo com um jogador a menos (nas médias, claro). Isso porque três jogadores titulares – Harrison Barnes (13,8), Draymond Green (12,7) e Andrew Bogut (7,1) – tem média menores que a vantagem da equipe sobre as rivais.

ESPN.COM

5

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.