Melhor velejadora brasileira do dia, Patrícia Freitas encosta na ponta da RS:X; confira.
2 min read
Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.

No mar do Rio de Janeiro, Patricia Freitas foi a responsável pelos melhores resultados do Brasil na vela. Depois de terminar a primeira regata do dia da RS:X apenas na 10ª posição, ela reagiu, venceu a oitava disputa e ficou em terceiro na seguinte.
Agora, Patrícia soma 47 pontos perdidos, considerando o descarte, e é a 5ª colocada na classificação geral, restando mais três regatas a serem disputadas, além da regata da medalha. A liderança é da italiana Flavia Tartaglini, que soma 35 pontos.
Entre os homens, Ricardo Winicki, o Bimba, não teve uma tarde feliz. Nas três provas do dia, finalizou a primeira em 21º, e as outras duas na nona posição. Com 80 pontos, é atualmente o oitavo colocado. O líder é o holandês Dorian Van Rijsselberghe, que tem 16 pontos perdidos.
Na classe 470, Ana Barbachan e Fernanda Oliveira terminaram as duas regatas do dia com um 13º e um 10º lugares. Na classificação geral, a dupla ocupa a nona posição no geral com 20 pontos. Liderança é de Jo Aleh e Polly Powrie, da Nova Zelândia, com 6.
Entre os homens, o barco brasileiro não vem bem. Henrique Haddad e Bruno Bethlem acumularam um 25º e um 17º, ficando apenas em 23º no geral. A dupla croata Sime Fantela e Igor Marenic lidera com somente 4 pontos perdidos.

Na Finn, Jorge Zarif começou bem e terminou a primeira regata do dia na 2º colocação. Já na segunda, foi apenas o 19º. Assim, ele fecha o dia em 10º no geral, com 42 perdidos, oito pontos do terceiro, Zsombor Berecz, da Hungria. A liderança é de Giles Scott, da Grã-Bretanha, com 18 perdidos.
O roteiro foi parecido na classe Nacra. Samuel Albrecht e Isabel Swan ficam em segundo na quinta regata da disputa, mas foram apenas 16º na prova seguinte. Na classificação geral, estão na 8ª posição com 45 pontos. A dupla australiana formada por Jason Waterhouse e Lisa Darmanin lideram com 17.