Já campeão, Márquez aposta contra a chuva e garante pole na Austrália.
2 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.
Já campeão da temporada da MotoGP, o espanhol Marc Márquez apostou nos pneus lisos apesar do risco de chuva durante o treino oficial do GP da Austrália. E o risco deu resultado. O piloto da Repsol Honda garantiu a pole position com 1min30s189.
Essa é a 37ª vez que Márquez será pole em uma prova da MotoGP e ele irá em busca da 30ª vitória na carreira ao entrar na pista neste domingo.
Já o britânico Cal Crutchlow superou o espanhol Pol Espargaro e largará na segunda colocação – o rival da Yamaha fechará a primeira fila.
O qualificatório dividido em duas partes aconteceu sob forte ameaça de temporal. Mas Márquez, que levou o título da categoria no Japão, no ultimo final de semana, resolveu deixar os pneus para pista molhada de lado.
A aposta deu resultado durante o Q2, quando Márquez fez quatro voltas mais rápidas e fechou com tempo 0.792s melhor que o de Crutchlow.
“Esta semana tem sido muito complicada com as condições do tempo”, comentou Márquez. “Você precisa ser rápido, claro, mas também precisa ter uma estratégia inteligente no momento que sair, para usar os pneus corretos e conseguir a pole position”, seguiu o campeão de 2016.
Crutchlow, que liderou o Q1 lado de Jorge Lorenzo, usou pneus intermediários na segunda sessão, e não deixou as três primeiras colocações em momento algum. “Estamos um pouco decepcionados com o resultado. Poderíamos ter roubado a pole hoje”, lamentou o britânico.
O resultado de Lorenzo foi pior. Com mais de seis segundos atrás de Márquez, ele será o 12º no grid de largada. Valentino Rossi nem sequer se classificou para a sessão final, e largará em 15º – os dois pilotos brigam pelo vice-campeonato da temporada. O espanhol está 14 pontos atrás, com três corridas restando para o final do campeonato.