Lewis Hamilton coloca meio segundo de vantagem e fica a uma pole do recorde de Schumacher. Massa larga na 15ª posição.Veja !
2 min readCarlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br por Agência EFE.
Correndo em casa, Lewis Hamilton fez a festa da torcida inglesa e garantiu a pole position para o GP de Silverstone, neste domingo.
Com o tempo de 1min26s600, o inglês colocou mais de meio segundo sobre a Ferrari de Kimi Raikkonen, que vai largar na segunda colocação. Na sequência, outro carro da escuderia italiana, o líder do Mundial de Pilotos, Sebastian Vettel. Valtteri Bottas vai largar na quarta colocação, enquanto o brasileiro Felipe Massa ficou apenas com o 15º tempo.
Esta foi a quinta pole de Hamilton na Inglaterra, a sexta dele na temporada, e a 67ª da carreira, ficando uma atrás de Michael Schumacher, o recordista.
Porém, a festa pode ter sido em vão. Romain Grosjean alegou ter sido atrapalhado pelo piloto da casa, que teria bloqueado o caminho. A FIA abriu investigação sobre o incidente e pode acabar punindo Hamilton com perda de posições.
Com a pista molhada no início do treino, a grande atração da primeira parte do treino foi Fernando Alonso. O espanhol da McLaren conseguiu abrir sua última volta milésimos de segundos antes do fim do Q1 e surpreendeu, fazendo o primeiro tempo. Quem lamentou foi Stroll, que tinha vaga no Q2 até então, e acabou ficando de fora.
Quem se deu mal foi Daniel Ricciardo, que teve problemas no motor e acabou com o último tempo da sessão. O australiano da Red Bull não ficava fora do Q3 desde o GP de Monza de 2015.
Na segunda parte do treino, Fernando Alonso não conseguiu manter o desempenho, e ficou apenas com o 13º tempo do dia. Mesmo assim, acabou sendo melhor que Felipe Massa, que foi o último do Q2.
O Grande Prêmio da Inglaterra acontece neste domingo, com largada às 9 horas (de Brasília).