ESPN

Corinthians: 80% de chances de título
Corinthians: 80% de chances de título

A derrota por 2 a 0 para o Bahia não chega a complicar o Corinthians, mas fez as chances de título ficaram um pouco menores. Pelo menos é isso o aponta as estatísticas do Soccer Power Index (entenda como funciona abaixo), da ESPN.

Estacionado nos 58 pontos, o Corinthians chega a dez partidas para o fim do campeonato com 80% de chances de ser campeão. Antes da rodada, esse número era de 89%.

Mesmo sem ainda entrar em campo, o Santos viu sua probabilidade de se sagrar campeão passar de 5% a 7%. O time de Levir Culpi faz o seu compromisso pela 28ª rodada nesta segunda-feira, no Pacaembu, diante do Vitória.

Quem também aparece com 7% de chances é o Grêmio, que tinha só 2% ao final da rodada anterior. A vitória sobre o Coritiba, com gol nos acréscimos de Ramiro, acabou dando um novo respiro ao clube gaúcho, que terá justamente o Corinthians como oponente na próxima rodada.

Cruzeiro e Palmeiras são os outros times com chances de pelo menos 2%.

DO OUTRO LADO…

Na briga contra o rebaixamento, São Paulo e Fluminense voltaram a vencer e viram suas chances de disputar a Série B em 2018 despencarem. A probabilidade de isso acontecer, para ambos, é de 11%.

Bem menos ameaçados que São Paulo e Fluminense, Vasco e Atlético-MG também têm chances de rebaixamento menores em relação ao que apresentavam ao fim da rodada anterior.

Responsável pela derrota do Corinthians, o Bahia é outro que respira um pouco mais aliviado. Com 35 pontos, a equipe agora comandada por Paulo César Carpegiani está em nono lugar e apresenta só 10% de chance de queda para a Série B, índice bem menor do que os 22% da rodada anterior.

Já Atlético-GO e Avaí, derrotados nesta 28ª rodada, se complicaram ainda mais. As chances de rebaixamento ultrapassa os 80% para cada uma destas equipes.  O Coritiba foi outro que perdeu e se complicou ainda mais.

  • Entendendo o Soccer Power Index

O Soccer Power Index (SPI) é um índice criado pela ESPN em 2009, com a proposta de analisar o futebol unindo perspectivas objetivas e subjetivas. Atualmente, a ferramenta tem ranking de 24 ligas nacionais de futebol, incluindo a Série A do Brasileiro, e ainda acompanhará a Champions League e a Liga Europa.

A metodologia dos números usa quatro fatores básicos a cada partida – que envolvem os gols marcados e finalizações – para avaliar as performances dos times, criando medições ofensivas e defensivas. Esses índices, então, permitem o cálculo das probabilidades de vitória, empate ou derrota em cada jogo.

Com essas projeções, a ferramenta simula as possibilidades para os duelos futuros e, seguidamente, a temporada milhares de vezes para determinar as chances de cada time ser campeão – ou rebaixado.