Noticiário da Copa do Nordeste. Veja tudo que precisa saber!
7 min read
Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br direto da redação.
Treinador se sentiu insultado pelo jornalista após ser ‘modelo’ do clube na divulgação dos uniformes da comissão técnica.
Nem tudo foi comemoração no Ceará após a vitória sobre o Vitória por 2 a 0 e a vaga garantida na final da Copa do Nordeste 2021. Em entrevista coletiva, o técnico Guto Ferreira (foto abaixo) se irritou e com razão com a pergunta discriminatória de um repórter em relação à sua performance como ‘modelo’ do clube.
O repórter foi infeliz ao direcionar ao treinador a seguinte frase: ‘Guto Ferreira como modelo é um excelente técnico’, comentou o jornalista fazendo referência ao ensaio de fotos que o treinador participou para divulgar os uniformes da comissão técnica na temporada 2021.
Guto Ferreira foi educado na resposta, mas mostrou irritação com o comentário. O treinador do Vozão não respondeu a nenhuma pergunta do jornalista.
“Olha, cara, você vai me desculpar. Você fez três constatações e, em todas elas, querendo criticar o meu trabalho, criticar a minha aparência. Eu acho que você não merece as respostas. Você me desculpe. Eu respeito todo mundo e acho que você não me respeitou nesse momento”, disse Guto.
Guto Ferreira é desde o ano passado uma das principais armas do Ceará na conquista dos bons resultados dentro de campo. É a segunda vez que o treinador leva o time cearense à decisão da Copa do Nordeste, já que no ano passado chegou na final e foi campeão.
Com um gol e uma assistência de Vina, o Vozão segue vivo em busca do tricampeonato
Com uma atuação decisiva de Vina, o Ceará garantiu presença na grande final da Copa do Nordeste ao ganhar do Vitória, por 2 a 0, na Arena Castelão. O meia marcou o primeiro gol e deu a assistência para Moisés fechar o placar.
Vina é uma pedra no sapato do Vitória desde os tempos de Bahia. A partida deste sábado foi a sétima do meia contra o Leão e ele chegou a cinco gols marcados.
Atual campeão, o Ceará vai buscar o tricampeonato contra Fortaleza e Bahia, que se enfrentam na noite deste sábado, também na Arena Castelão, em Fortaleza.
VEJA OS GOLS DO FINALISTA DA COPA DO NORDESTE:
PRIMEIRO TEMPO
Quem esperava que o jogo seria dominado pelo Ceará se enganou. Logo aos quatro minutos, David recebeu de Soares, invadiu a área e exigiu grande defesa de Richard.
O susto do Vitória acordou os comandados de Guto Ferreira, que responderam em finalização de Felipe Vizeu. A bola foi desviada por Pedrinho pela linha de fundo.
Em um lance confuso, o Vozão abriu o placar aos 19 minutos. Raul Prata tentou cortar cruzamento e quase fez gol contra. A bola acertou a trave de Ronaldo e sobrou para Vina completar de cabeça.
O Vitória sentiu o gol marcado pelos donos da casa e não conseguia mais levar perigo a Richard, além de errar muitos passes.
CLIMA QUENTE
O clima ficou quente no Castelão no final do primeiro tempo, com jogadores dos dois times discutindo.
Ainda antes do intervalo, o Vozão ampliou. Vina cobrou falta para dentro da área e Messias, de cabeça, fuzilou o gol defendido por Ronaldo.
SEGUNDO TEMPO
Como não poderia ser diferente, o Vitória começou o segundo tempo em cima do Ceará.
Logo aos quatro minutos, Samuel só não completou cruzamento de Soares porque Klaus chegou antes para cortar.
Na sequência, Richard defendeu chute de Soares e Eduardo, no rebote, mandou por cima.
QUASE O TERCEIRO
Tranquilo, o Ceará procurava valorizar a posse da bola e deixar o tempo passar. Por muito pouco o Vozão não fez o terceiro aos 32 minutos. A zaga do Vitória afastou mal e a sobra ficou com Fernando Sobral, que soltou a bomba com muito perigo.
Nos minutos finais, o Leão esboçou uma pressão, mas não conseguiu passar pelo goleiro Richard. Aos 48, Gabriel Dias acabou sendo expulso por uma entrada em Wesley Pionteck após o árbitro consultar o VAR, gerando muita reclamação dos jogadores do Ceará.
FICHA TÉCNICA
|
Copa do Nordeste – semifinal
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 24/04/2021 (sábado)
Horário: 16h
Árbitro: Zandick Gondim Alves Junior (RN)
Assistentes:Vinícius Melo de Lima (RN) e Francisco de Assis da Hora (RN)
VAR: Wagner Reway (PB)
Auxiliares do VAR: Diego Fernando Silva de Lima (PE) e Clóvis Amaral Silva (PE)
Cartões amarelos: Vico e João Pedro (Vitória)
Cartão vermelho: Gabriel Dias (Ceará)
Gols: Vina e Messias (Ceará)
Ceará: Richard; Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio (Klaus) e Bruno Pacheco; Charles (Fernando Sobral) e Pedro Naressi; Lima, Vina (Jael) e Mendoza (Saulo); Felipe Vizeu. Técnico: Guto Ferreira.
Vitória: Ronaldo; Raul Prata, João Victor, Wallace e Pedrinho; João Pedro, Cedric (Eduardo) e Soares Bolota; David (Caíque Souza), Samuel (Ygor Catatau) e Vico (Wesley Pionteck). Técnico: Flávio Tanajura (auxiliar).
Fortaleza 0 (2) x (4) 0 Bahia – Mateus Teixeira mostra qualidade,Esquadrão leva a melhor nos pênaltis e está na final.
Final definida. O Bahia está na decisão da Copa do Nordeste 2021, onde irá disputar o título com o Ceará, atual campeão. Neste sábado (24), o Esquadrão de Aço ficou no empate sem gols com o Fortaleza, na Arena Castelão, e garantiu a vaga com vitória por 4 a 2 nos pênaltis.
A equipe baiana chega à final com o melhor ataque da competição, tendo 20 gols marcados – sete do artilheiro Gilberto. A campanha até aqui foi de cinco vitórias, dois empates e três derrotas. Agora, Bahia e Ceará se enfrentam em dois jogos nas decisões que estão marcados para os dois próximos sábados (01) e (08).
CONFIRA OS MELHORES MOMENTOS DO DUELO
PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo da partida entre Fortaleza e Bahia foi marcado pelo equilíbrio. O Leão levou perigo no começo do confronto, com duas chegadas de Wellington Paulista. Aos seis minutos, o camisa 9 viu o goleiro Matheus Teixeira adiantado e tentou mandar por cima, mas a bola saiu pela linha de fundo. Logo depois, aos 13, o atacante dominou bem, arrumou para a perna esquerda e finalizou bonito, mas para fora.
Já o Esquadrão criou as melhores chances nos minutos finais, três delas com Rossi. Aos 37, o camisa 7 finalizou na saída do goleiro leonino, mas a bola saiu pela linha de fundo. Logo depois, aos 41, o jogador mandou uma bomba na trave de Felipe Alves. Na sequência, o chute de primeira do atacante subiu demais e foi para fora. A última oportunidade foi nos acréscimos, quando Luiz Otávio subiu mais que todo mundo após cobrança de escanteio e viu a bola passar muito perto do gol.
Na volta do intervalo, as equipes se fecharam bastante e não criaram muitas chances de balançar as redes. A melhor delas foi do Bahia, aos 25 minutos, quando Rossi recebeu cruzamento pela direita e emendou um chute forte que saiu à esquerda de Felipe Alves. Sem nenhum gol marcado, a decisão foi para os pênaltis.
Da marca da cal, o goleiro Matheus Teixeira mostrou que já é realidade, defendeu duas cobranças do Fortaleza e ajudou o Bahia a vencer por 4 a 2. Gilberto, Matheus Galdezani, Rodriguinho e Conti converteram para os baianos.
FICHA TÉCNICA
|
Fortaleza 0 (2) x (4) 0 Bahia
Copa do Nordeste – Semifinal
Local: Castelão, em Fortaleza
Data: 24/04/2021 (sábado)
Horário: 20h30
Árbitro: Dênis da Silva Serafim (AL)
Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Brigida Cirilo Ferreira (Ambos de AL)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN), auxiliado por José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE).
Cartões amarelos: Carlinhos, Tinga (Fortaleza) / Thaciano, Nino Paraíba, Jonas (Bahia)
Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Marcelo Benevenuto, Juan Quintero e Carlinhos (Bruno Melo); Matheus Jussa, Éderson e Gustavo Blanco (Matheus Vargas); David (Lucas Crispim), Robson e Wellington Paulista (Romarinho). Técnico: Enderson Moreira.
Bahia: Matheus Teixeira; Nino, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia (Juninho Capixaba); Patrick (Jonas), Daniel (Matheus Galdezani) e Thaciano (Lucas Araújo); Rossi (Oscar Ruiz), Rodriguinho e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti.