13/12/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Renan Dal Zotto pede demissão da seleção brasileira de vôlei após classificação aos Jogos Olímpicos. VEJA E ENTENDA O FATO!

3 min read

Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

Renan Dal Zotto surpreendeu quase todo mundo neste domingo (8) ao anunciar seu pedido de demissão da seleção brasileira masculina de vôlei, isto minutos depois de a mesma garantir vaga nas Olimpíadas de 2024 ao bater a Itália, por 3 sets a 2, em um jogaço emocionante no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

O técnico Renan Dal Zotto pediu demissão da seleção masculina de vôlei, isto minutos depois de o Brasil garantir vaga na Olimpíada de Paris, em 2024,Ele fez o comunicado, surpreendente, já que era totalmente inesperado, logo após a suada vitória por 3 a 2 sobre a Itália, neste domingo (8), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

Eu tomei uma decisão essa semana, falei com a minha esposa. É hora de dar uma pausa. Decisão familiar, vou me afastar da seleção brasileira, mas não do vôlei. Uma orientação médica também por tudo o que passei em 2021. Os jogadores não sabem, a comissão técnica não sabe, vou conversar com eles agora no vestiário. Me afasto da seleção, mas não do vôlei, que é a minha vida, onde estou há 50 anos”, disse.

Renan Dal Zotto, que em 2021 passou mais de um mês internado com COVID-19, vinha sofrendo bastante pressão por conta das apresentações da seleção, a qual comandava desde 2017, após a saída de Bernardinho – favorito nos bastidores para assumir novamente.

De lá para cá, viveu bons e maus momentos, sendo o principal em termos positivos a conquista da Liga das Nações, em 2021, na qual ele não estava no banco, já que se recuperava da infecção de coronavírus.

Classificação do Brasil e sistema de vagas para Paris 2024

O vôlei masculino do Brasil garantiu vaga nas Olimpíadas de 2024, em Paris. A classificação veio neste domingo (8) após a vitória suada e emocionante sobre a Itália por 3 sets a 2, com parciais 25 a 23, 23 a 25, 15 a 25, 25 a 17 e 15 a 11, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

Com o resultado, o time foi a 15 pontos, com seis vitórias e uma derrota em sete jogos, e terminou em segundo lugar do grupo A do Pré-OlímpicoA Alemanha tem 18, foi a primeira a se garantir em Paris na chave ao ganhar seus seis primeiros confrontos e pode chegar a 21 se bater a Ucrânia ainda neste domingo, no Rio, às 17h, no encerramento da participação de ambas no torneio – a Itália, que perdeu a ‘decisão’ para o Brasil, ficou em terceiro com 13 pontos.

Para os Jogos de 2024, serão 12 países no vôlei masculino. A primeira vaga já é da França, por ser o país-sede; outras seis são via Pré-Olímpico, sendo dadas aos dois primeiros colocados dos três grupos da competição.

Além de Alemanha e Brasil, primeiro e segundo colocados no A, também já garantiram lugar na competição Estados Unidos e Japão, no B, cuja disputa aconteceu em Tóquio, no Japão, e Polônia e Canadá, no C, em que as partidas se deram em Xi’an, na China.

Restam cinco. As outras vagas serão via ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB, na sigla em inglês), após a sua atualização depois da Liga das Nações de 2024, com a primeira indo para o continente que ainda estiver sem representante garantido e as demais sendo por ordem de aparição na lista.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.