07/12/2025

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Bahia 1 x 0 Flamengo – Liderança nas mãos do Palmeiras. Veja o gol, melhores momentos e os melhores momentos!

7 min read

Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoeporte.com.br

O Flamengo tem uma vitória a menos do que o Palmeiras: 17 a 16. Além disso, o time paulista disputou um jogo a menos: 25 a 26..

Flamengo deixou a liderança do Campeonato Brasileiro após perder por 1 a 0 para o Bahia, neste domingo, na lotada Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), pela 27ª rodada. Embora tenha os mesmos 55 pontos do Palmeiras, que antes venceu o São Paulo por 3 a 2 no clássico paulista disputado no MorumBis, o Flamengo tem uma vitória a menos: 17 a 16. Além disso, o time paulista disputou um jogo a menos: 25 a 26.

Mas foi um jogo atípico, porque o time carioca atuou com um jogador a menos a partir dos 12 minutos com a expulsão do zagueiro Danilo. E terminou com nove, porque Wallace Yan também foi expulso aos 31 minutos do segundo tempo, poucos instantes após substituir Arrascaeta.

 

 

 

 

Brasileirão - 2025
Willian José fez o gol da vitória do Bahia. Foto: ECB – oficial

BAHIA E CENI QUEBRAM TABUS

Fora desta briga pela ponta, o Bahia ganhou uma posição na tabela, onde soma 43 pontos e ocupa o quinto lugar, na frente do Mirassol pelo número de vitórias: 12 a 11. A sua torcida foi para casa comemorando uma vitória que não ocorria desde 2019, interrompendo uma sequência de 12 vitórias flamenguistas.

Motivo de festa também para o técnico Rogério Ceni, que após acumular 16 derrotas seguidas venceu o Flamengo pela primeira vez na carreira.
GOL E OS MELHORES MOMENTOS DO JOGO:
https://youtu.be/4lVuPaJlTJY?si=phspBAwHGee5nlZp

FLAMENGO MARCA EM CIMA

Apesar do rodízio promovido pelo técnico Filipe Luís, o Flamengo não perdeu a sua identidade ofensiva, iniciando o jogo tentando marcar a saída de bola do Bahia. Mas este esquema expõe a defesa, com os zagueiros, às vezes, ficando isolados no combate.

Foi o que aconteceu aos 12 minutos, quando Danilo saiu atrasado para tentar pegar Tiago, levantou muito o pé e acertou a cabeça do adversário. Por imprudência, o experiente Danilo acabou expulso. Para recompor sua marcação, Filipe Luís sacrificou o centroavante Pedro para a entrada do zagueiro Cleiton.

Mesmo com maior posse de bola baiano, o Flamengo parecia controlar o jogo. Tanto que quase abriu o placar aos 42 minutos, quando Arrascaeta fez um belo passe sobre a defesa e deixou Samuel Lino sozinho na área. A finalização, porém, foi bloqueada pelo goleiro Ronaldo.

Dois minutos depois, o Bahia aproveitou sua chance e marcou o primeiro gol. Tiago dividiu com Cleiton dentro da área e a bola sobrou para o chute de pé esquerdo de Willian José. A bola saiu cruzada e fora de alcance do goleiro Rossi, que saltou sem sucesso, aos 44.

Brasileirão - 2025
Arrascaeta ficou muito sozinho. Foto: Gilvan Souza – CRF

FLAMENGO MUDA TRES

Na volta para o segundo tempo, o Flamengo entrou em campo com três mudanças. Entraram Luiz Araújo, Plata e Bruno Henrique, todos com características de velocidade, para as saídas de De La Cruz, Samuel Lino e Carrascal.

O técnico Rogério Ceni não alterou o Bahia, apostando na manutenção de seu ritmo de jogo, com muita intensidade. Posicionou a sua marcação no meio-campo, à espera de erros do adversário para ‘matar’ o jogo no contra-ataque.

Quase que deu certo, porque o Bahia marcou o segundo gol aos 19 minutos com Michel Araújo, mas ele estava centímetros adiantado, em lance confirmado apenas pelo VAR.

Brasileirão - 2025
Bahia marcou bem o Flamengo. Foto: Gilvan de Souza – CRF

Filipe Luís ainda tentou uma última mudança com a entrada de Wallace Yan no lugar de Arrascaeta. O garoto, porém, entrou pilhado, logo recebeu um cartão amarelo e depois, em falta por trás em cima de Gilberto, o segundo amarelo e, por consequência, o vermelho. Ele ficou em campo apenas 11 minutos e praticamente liquidou com a chance de reação do time.

Mesmo assim, o Flamengo ainda teve uma grande chance para empatar. Luiz Araújo cobrou falta na área, onde o zagueiro Léo Ortiz apareceu de surpresa, esticou a perna e Ronaldo defendeu quase em cima da linha, aos 42 minutos.

FOLGA COM DATA FIFA

Os dois times vão ter uma semana livre devido a Data Fifa, com dois jogos da seleção brasileira na Ásia. Desta forma, o Flamengo só volta a campo no dia 15 diante do Botafogo, no clássico marcado para o estádio Nilton Santos. O Bahia fará o clássico Ba-Vi no dia 16, no Barradão, estádio do seu rival histórico.

O JOGO
O Bahia foi quem começou impondo seu ritmo de jogo contra o Flamengo aos dois minutos. Em boa troca de passes pelo meio, Acevedo acionou Tiago pela esquerda, que cruzou rasteiro para Willian José. O camisa 12 dividiu com Léo Ortiz, mas não conseguiu finalizar.

Aos sete minutos, Jorginho achou Emerson Royal pela direita em belo lançamento. O lateral entrou com profundidade e buscou Pedro, mas David Duarte antecipou e fez o corte.
O Esquadrão chegou novamente com perigo, dessa vez aos onze minutos. Após troca de passes, Jean Lucas recebeu passe dentro da área e bateu cruzado, mas a bola parou nos pés de Emerson Royal, que dominou e mandou para escanteio.
Mesmo com um a mais, o Bahia só voltou a chutar ao gol aos 41 minutos. Rossi trabalhou a saída de bola com Léo Ortiz, que disparou e tocou forte para Carrascal, que errou o domínio. Willian José recuperou e avançou pelo meio até arriscar um chute de fora da área, mas a bola foi para fora pelo lado direito de Rossi.
Flamengo trocou passes pelo meio até a bola chegar nos pés de Arrascaeta. O camisa 10 encontrou belíssimo passe por cima de David Duarte para Samuel Lino arrancar sozinho e chutar para o gol, mas Ronaldo saiu para defender aos 43.
Aos 44 minutos, Jean Lucas ganhou dividida contra Cleiton até a bola sobrar em Tiago, que ajeitou para Willian José bater cruzado e sem chances para a defesa de Rossi.

Mesmo com uma primeira etapa amarrada, foi o Bahia quem ditou o ritmo do jogo druante os 45 minutos iniciais | Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias

SEGUNDO TEMPO
Assim como na primeita etapa, o Bahia seguiu pressionando nos minutos iniciais. O Flamengo errou saída de bola aos três minutos com Jorginho, Tiago aproveitou a bobeada e correu para o chute de fora da área, mas a bola rebateu em Cleiton e foi para fora.

Ademir arrisca bom chute
Luiz Araújo tentou jogada individual e foi desarmado pelo meio de campo do Bahia, que rapidamente acionou Ademir em contra-ataque. O camisa 7 balançou para cima da defesa rubro-negra e arriscou um chute no canto superior esquerdo, mas Rossi defendeu sem sustos.

GOL DO BAHIA, MAS NÃO VALEU!
O Bahia aproveitou mais uma saída errada para oprimir o Flamengo em seu campo de defesa. Aos 19, Kayky recuperou e acionou Michel Araujo livre no lado esquerdo da defesa rubro-negra. O uruguaio teve calma e categoria para guardar no canto de Rossi, mas o VAR pegou impedimento.

DEFENDE, ROSSI!
Aos 28 minutos, Everton Ribeiro acertou belo passe para Kayky pela direita. O camisa 37 arrancou com muita velocidade e achou Cauly na área, mas o camisa 8 pegou mal e Rossi se jogou para defender.

Flamengo tenta o gol do empate
Emerson Royal avançou livre pela ponta e tentou o cruzamento para a área, mas a defesa tricolor afastou. A sobra ficou com Luiz Araújo, que chutou a bola com perigo, mas passou raspando a trave antes de sair aos 31.

RONALDO, SEN-SA-CIO-NAL!!!!!
O Flamengo teve chance de empatar aos 42 minutos, mas parou mais uma vez nas mãos de Ronaldo. Jorginho cobrou falta na área rubro-negra, Léo Ortiz se jogou para chutar e Ronaldo, com muita agilidade, defendeu em dois tempos.

FICHA TÉCNICA
Bahia
 1 x 0 Flamengo
Campeonato Brasileiro – 27ª rodada
Local: 
Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 05/10/2025
Horário: 18h30
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
VAR: Wagner Reway (SC)
Transmissão: Premiere (pay-per-view)
Cartões amarelos: Willian José, Gilberto e Kayky (Bahia) / Nico De la Cruz, Wallace Yan e Jorginho (Flamengo)
Cartões vermelhos: Danilo e Wallace Yan (Flamengo)
Gols: Willian José (Bahia)

Bahia: Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Rezende e Iago Borduchi; Acevedo, Jean Lucas e Everton Ribeiro (Kauê Furquim); Ademir (Kayky), Tiago (Michel Araujo) e Willian José. Técnico: Rogério Ceni.

Flamengo: Rossi; Emerson Royal, Danilo, Léo Ortiz e Ayrton Lucas; Jorginho, De La Cruz (Luiz Araújo) e De Arrascaeta; Samu Lino (Bruno Henrique), Jorge Carrascal (Gonzalo Plata) e Pedro (Cleiton). Técnico: Filipe Luis.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.