07/12/2025

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Japão 3 x 2 Brasil – ‘Apagão’ no 2T e provoca primeira derrota na história para a seleção japonesa. Veja os gols, os melhores momentos e a ficha técnica do jogo!

4 min read

Por Carlos Fiúza de Salvador para o Zigzagdoesporte.com.br

Em segundo tempo apagado, Brasil sofre virada em Tóquio e perde para o Japão pela primeira vez na história.

Depois de golear a Coreia do Sul por 5 a 0 na última sexta-feira, o Brasil não teve a mesma sorte no segundo amistoso desta Data Fifa de outubro de 2025. Na manhã desta terça-feira (14), fez um bom primeiro tempo, mas acabou tendo um ‘apagão’ na etapa final e foi derrotado, de virada, para o Japão, pelo placar de 3 a 2. Essa foi a primeira vitória da seleção japonesa em cima da brasileira na história.

Depois de Paulo Henrique e Gabriel Martinelli marcarem para o Brasil, Minamino, Nakamura e Ueda deram a vitória ao Japão. A Seleção Brasileira ainda irá fazer mais dois amistosos em 2025, ambos em novembro, contra Senegal, na Inglaterra, e Tunísia, na França.

DETALHES DE JAPÃO E BRASIL

O duelo começou bastante estudado, mas aos poucos o Brasil foi se soltando e dominou a segunda metade do segundo tempo. Tanto que conseguiu abrir 2 a 0 no placar. Aos 25 minutos, Lucas Paquetá e Bruno Guimarães tabelaram e encontraram Paulo Henrique, que invadiu a área, e bateu na saída do goleiro japonês, que só viu a bola entrar.

O JOGO
O Brasil foi responsável pelo primeiro lance de perigo da partida. Aos nove minutos, Beraldo afastou uma bola da defesa brasileira que acabou sobrando para o ataque. Vinícius Júnior não alcançou o passe, e a defesa japonesa recuperou, mas Watanabe cortou mal. Martinelli aproveitou a bobeada, arrancou para dentro da área e finalizou para o lado direito do gol de Suzuki, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Japão quase abre o placar
Em bela jogada individual, Doan driblou Carlos Augusto e Martinelli na marcação dobrada pela direita e acionou Minamino. O camisa 8 cruzou para Ueda livre e sem goleiro, que chegou a tocar na bola, mas furou o chute aos 21 minutos.

Em uma linda jogada trabalhada do Brasil, Lucas Paquetá tocou para Bruno Guimarães, que encontrou Paulo Henrique com um belo passe em profundidade. O lateral do Vasco finalizou de três dedos no canto direito de Suzuki e abriu o placar para a Seleção Brasileira no minuto 25.

Jogando pela esquerda aos 31 minutos, Carlos Augusto acionou Lucas Paquetá no meio de campo, que protegeu a bola e tocou por cima de toda a defesa japonesa para Gabriel Martinelli, livre, só dominar e chutar para o fundo da rede.

Estreante da noite, Paulo Henrique foi boa surpresa na primeira etapa, abrindo o placar do confronto | Foto: Divulgação/Fifa

A Seleção Brasileira começou o segundo tempo em um ritmo mais baixo do que encerrou a primeira etapa. E foi assim que o Japão, que já vinha criando boas oportunidades, conseguiu diminuir o placar. Aos seis minutos, Fabrício Bruno errou um passe na saída de bola e entregou nos pés de Minamino, que dominou dentro da área e finalizou com frieza no canto direito de Hugo Souza.

Pelo meio, Paquetá achou Casemiro infiltrado pela direita, que chutou cruzado e forte para Suzuki defender aos 16 minutos.  Ainda aos 16, Ito cruzou para Nakamura no segundo pau, que chutou de primeira para Fabrício Bruno cortar errado e marcar contra a meta brasileira. Luiz Henrique recebeu pelo lado direito aos 21 minutos, disparou contra o marcador japonês e cruzou para trás até a bola chegar em Matheus Henrique. O camisa 21 chutou chapado de primeira, a bola resvalou em Joelinton e morreu na parte superior do gol. A arbitragem, no entanto, marcou impedimento de Luiz no início da jogada.

Comandando mais uma ofensiva japonesa, Ito alçou bola na área do Brasil e Ueda, livre, cabeçeou para virar o confronto aos 25 minutos. Em mais uma pressão japonesa, desta vez aos 41 minutos, Tanaka arriscou de fora da área e Hugo Souza não conseguiu encaixar, quase deixando a bola entrar.

FICHA TÉCNICA
Japão
 3 Brasil
Amistosos Internacionais
Local: 
Estádio de Tóquio, Tóquio, Japão
Data: 14/10/2025
Horário: 7h30 (horário de Brasília)
Árbitro: KIM Jong Hyeok (KOR)
Assistentes: PARK Kyunyong (KOR) e JANG Jongpil (KOR)
VAR: Não informado
Transmissão: Globo, GE TV, SporTV
Gols: Minamino, Fabrício Bruno, [contra], Ueda (Japão) / Paulo Henrique, Gabriel Martinelli (Brasil)
Cartões amarelos: Doan (Japão) / Estêvão (Brasil)

Japão: Zion Suzuki; Shogo Taniguchi, Tsuyoshi Watanabe e Junnosuke Suzuki; Daichi Kamada (Ogawa), Kaishu Sano, Ritsu Doan (Mochizuki) e Keito Nakamura (Soma); Takefusa Kubo (Ito), Takumi Minamino (Tanaka) e Ayase Ueda. Técnico: Hajime Moriyasu.

Brasil: Hugo Souza; Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto (Caio Henrique); Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton) e Lucas Paquetá (Richarlison); Luiz Henrique (Estêvão), Vini Júnior (Rodrygo) e Gabriel Martinelli (Matheus Cunha). Técnico: Carlo Ancelotti

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.