River Plate goleia e volta a ser campeão argentino após 6 anos de seca.
3 min readDo Zigzagdoesporte com agência EFE.
Festa do lado branco e vermelho de Buenos Aires. O River Plate, de tantos dramas e dificuldades dos últimos anos, voltou a ser o River Plate. Esqueça rebaixamento e confusões; neste domingo, o Monumental de Nuñez voltou a sediar uma festa. Depois de seis anos, os ‘Millonarios’ retornam ao topo do futebol argentino. Título do Torneio Final da temporada 2013/2014.
A conquista veio neste histórico domingo de 18 de maio. Diante de um grande público no estádio, o River Plate goleou com tranquilidade o Quilmes pelo placar de 5 a 0 e levantou o troféu máximo do país pela 35ª vez em sua história. O veterano Fernando Cavenaghi (duas vezes), Mercado, Ledesma e Téo Gutierrez balançaram as redes nesta noite especial para os torcedores do clube alvirrubro.
O River chegou a este domingo dependendo apenas de si para retornar ao topo na Argentina. O time comandado por Ramón Diaz precisava apenas de um empate, mas fez ainda mais do que isso. Com o resultado, os ‘Millonarios’ chegaram aos 37 pontos, cinco a mais do que Estudiantes e Gimnasia y Esgrima, derrotados por Tigre (2 a 1) e Boca Juniors (1 a 0) nesta última rodada de Torneio Final.
Além da primeira conquista nacional desde 2008, quando Loco Abreu, Alexis Sánchez e Falcao García (e Diego Simeone no banco de reservas) comandaram o título, o River Plate garantiu o retorno para a Copa Libertadores da América. Desde 2009, o tradicional clube não disputa o torneio continental.
Diante de toda pressão pelo resultado, o River Plate se comportou de maneira exemplar. A equipe de Ramon Diaz precisou de apenas dez minutos para incitar o grito de gol no Monumental de Nuñez. O veterano Fernando Cavenaghi aproveitou oportunidade, estufou as redes e aproximou o time da casa da taça.
O tento serviu para soltar River Plate em campo. Eficiente – marca da equipe neste Torneio Final -, o clube da casa ampliou o marcador aos 25min. Após cobrança de escanteio e desvio na primeira trave, Mercado tocou firme de cabeça e marcou o segundo tento dos ‘Millonarios’. A festa já era providenciada.
Para finalizar o ‘retorno’ do River, que recentemente viveu o drama de disputar a Série B da Argentina pela primeira vez na história, a equipe de Ramon Diaz tratou de sacramentar o título de uma maneira categórica. Aos 17min da etapa final, Ledesma, com um golaço de fora da área, anotou o terceiro.
A goleada era eminente, e o River presenteou os 60 mil torcedores presentes no Monumental com uma exibição de gala. Aos 26min, Cavenaghi mostrou oportunismo e anotou o quarto. Já aos 44min, Téo Gutierrez, um dos destaques da campanha, deixou a sua marca e fechou a goleada. Final de drama para o River; agora, oficialmente, de volta.
Colón vence e força jogo desempate na briga por rebaixamento
Na parte de baixo da tabela, Colón – que venceu o Olimpo por 2 a 1 – e Atlético Rafaela – 2 a 1 no Arsenal de Sarandí – terminaram iguais no Promedio, que define os três rebaixados pela média de pontos das últimas três temporadas.
Com isso, os dois times terão que fazer um jogo desempate. O duelo está marcado para o próximo sábado.
All Boys e Argentinos Juniors são as outras duas equipes que disputarão a segunda divisão na próxima temporada.