Cruzeiro a 3 pontos do bi, Flu longe do G-4, e 9 brigam contra a degola; veja panorama; confira, excelente !
3 min readDo Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br.
A três rodadas do fim, o Campeonato Brasileiro ainda reserva muitas emoções para as partidas derradeiras. A principal disputa, no entanto, parece decidida. Após vencer o Grêmio de virada por 2 a 1, em Porto Alegre, o Cruzeiro ficou a três pontos do título. Assim, basta vencer o Goiás no Mineirão, no domingo, para assegurar o bicampeonato.
“Dependemos só de nós. Com o nosso torcedor, lotando o estádio e apoiando a nossa equipe vamos fazer uma grande partida e conseguir este título. Falta pouco. Está todo mundo de parabéns, pelo empenho, pela luta. Respeitamos a equipe do Goiás, mas é uma final e vamos coroar este trabalho”, declarou o atacante Willian após o jogo desta quinta.
O único time que pode evitar a conquista celeste é o São Paulo, que precisaria de um milagre para ser campeão nacional pela sétima vez em sua história. Para isso, o time tricolor terá que vencer seus três jogos restantes e torcer para o Cruzeiro, no máximo, empatar duas partidas. Além disso, os paulistas ainda precisariam tirar uma diferença de oito gols no saldo – 27 contra 19.
Já a briga pela Libertadores envolve São Paulo, Corinthians, Atlético-MG, Internacional, Grêmio e Fluminense. O último time, no entanto, se encontra em uma situação bem adversa após ter sido goleado por 4 a 1 para a Chapecoense em pleno Maracanã, nesta quinta-feira.
Estacionado nos 57 pontos, o clube tricolor poderá ficar sem chances matemáticas de ir à Libertadores – mesmo que o G-4 vire G-5 – em caso de derrota para o Sport, fora de casa, no final de semana. Para isso, o Corinthians teria de ao menos empatar, e Atlético-MG e Internacional necessitariam de uma vitória.
O grande beneficiado na luta por uma vaga na competição continental foi o Corinthians que, após vencer o Goiás e ver o Inter empatar com o São Paulo e o Grêmio perder, foi ao terceiro lugar e só depende de si. Com 63 pontos, dois a mais do que o quarto colocado Atlético-MG, o time paulista não teria nem que se preocupar com a possibilidade de o G-4 virar G-3.
Já na outra metade da tabela, nove equipes lutam contra o rebaixamento (Goiás, Figueirense, Palmeiras, Chapecoense, Vitória, Coritiba, Bahia, Botafogo e Criciúma), sendo que nenhum tem a queda à Série B matematicamente selada. Goiás e Figueirense se livram da remota chance de queda com uma vitória. Já Bahia, Botafogo e Criciúma podem terminar a 36ª rodada rebaixados.