14/07/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Não é só uma camisa, é mais um desrespeito ao Barça. Entenda o fato.

3 min read

Por  Vinicius Alexandre, do Blog Nou.

Vocês se lembram quando o Barcelona não tinha patrocinador na camisa? Eu me lembro. Era lindo ver um uniforme que valorizava as cores e o símbolo do clube. Um uniforme que exaltava a única instituição que importa: o Barça.

 

Mas em 2006 o Barcelona passou a usar o logo da Unicef na camisa. E pagava para isso. Ou melhor, doava o dinheiro. Foi o primeiro clube a pagar para ter a marca de uma organização em sua camisa. Entretanto, não era uma marca comercial. Era o Barcelona tentando promover uma organização que busca melhorar o mundo cuidando das crianças. E dessa forma, a imagem do clube também era promovida, por estar associada à Unicef.

 

Aí veio dezembro de 2010 e o anúncio do acordo com a Qatar Foundation por 150 milhões de euros. O Barcelona estava se juntando aos outros clubes ao vender o espaço na frente da camisa, que antes era ocupado pela logomarca da Unicef. Mas ainda assim, é uma fundação tentando se promover, não é uma organização tentando vender seu produto. Nada de ruim, correto?

 

Errado. Aquilo era só uma preparação para o acordo anunciado em março de 2013, com a Qatar Airways. Agora sim, o Barcelona colocava em sua camisa uma marca que pretendia aumentar sua visibilidade para vender seu produto. Mas o clube estava recebendo um caminhão de dinheiro por isso.

 

Então eu te pergunto: algum dinheiro vale mais do que a tradição centenária de um clube? Não, não vale. E pergunte a outros torcedores do Barcelona, eles terão a mesma opinião. O manto que temos orgulho de vestir não é uma placa de publicidade para ser vendido. Esse é o pensamento da torcida, mas não da diretoria que comanda o clube.

 

E essa mesma diretoria, ainda que por enquanto seja uma minoria encabeçada pelo senhor presidente do clube Josep Maria Bartomeu segundo informa o jornal Mundo Deportivo, aprovou mais um desrespeito ao manto do Barcelona. O tradicional uniforme do clube, reconhecido por todo o mundo com suas listras verticais em azul e grená, pode se tornar isso na próxima temporada:

 

Reprodução/Sport

Reprodução/Sport
A possível camiseta do uniforme principal do Barça para a próxima temporada

 

A impressão é que estou vendo o escudo do Barcelona na camisa de outro clube. Como se não bastasse ser feio que dói, o uniforme larga as tradições do clube em busca de mais vendas. Afinal, o objetivo do uniforme aparentemente é só ganhar dinheiro com vendas e patrocínio, e pouco importa se a tradição do clube ficou em segundo plano para alcançar os objetivos financeiros.

 

Esse uniforme consegue ser mais radical do que o de 2012/2013. Aquela camisa ao menos era bonita e mantinha as cores num sentido horizontal, como três grandes listras que se conectam com um gradiente nas bordas.

 

Getty Images

Getty Images
O uniforme principal de 2012/2013, vestido por Andrés Iniesta

 

O segundo uniforme da próxima temporada, segundo os jornais Sport e Mundo Deportivo, mistura uma frente totalmente amarela com a parte de trás da popular (e linda) Senyera de 2013/2014. O resultado dessa mistureba é terrível. Mas, pelo menos, é o segundo uniforme. Permite uma margem maior para experimentação, coisa que não devia ocorrer na camisa principal.

 

Reprodução/Sport

Reprodução/Sport
A possível camiseta do uniforme de visitante do Barça para a próxima temporada

 

Por isso, deixo aqui uma mensagem para a Nike e para os diretores que aprovaram esse uniforme: o Barcelona é um clube cheio de tradições muito maiores do que o dinheiro que vocês podem conseguir com essa camisa. Respeitem o clube e a história de 115 anos que a torcida se orgulha tanto. Se não forem capazes de fazer isso, fiquem à vontade para saírem do clube, de preferência pela porta dos fundos, e só voltem quando aprenderem a respeitar as tradições do Fútbol Club Barcelona.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.