20/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Quem viu? Há exatos 20 anos, Rogério Ceni marcava seu o 1º gol, e ‘vítima’ relembra o lance.

3 min read

João Gabriel, do ESPN.com.br

Que Rogério Ceni tem mais de 100 gols na sua carreira, todo mundo sabe. Que Rogério Ceni tem mais de 1000 jogos pelo São Paulo, quase todo mundo sabe. Que Rogério Ceni agora é técnico do São Paulo, muita gente também sabe.

Mas o que provavelmente você não sabe é como se sentiu o goleiro que, há exatos 20 anos, sofreu o primeiro gol de Rogério Ceni.

Seu nome é Adinam Cardoso, nascido em Campinas, de 1,90m e que na época defendia a meta do extinto União São João de Araras. “20 anos atrás você não tinha uma novidade dessas”, comenta sobre um goleiro bater falta.

“No começo, todo mundo zoa”, diz ele, que lembra de ter tomado bronca até do presidente do clube, Zé Mario.

Mas, mesmo tantos anos depois, o então camisa 1 traz os detalhes de quando, aos 45 minutos do 1º tempo de uma partida pelo Campeonato Paulista, o juiz Wilson de Souza Mendonça apitou uma falta na entrada da área e um então não muito conhecido goleiro adversário atravessou o campo para cobrá-la.

 “A minha sorte é que depois ele fez mais de 99 pra frente”, brincou.

“No começo é sempre estranho porque você não sabe qual vai ser a sequência. Mas no caso do Rogério foi uma sequência vitoriosa, talvez seja o único goleiro que vá fazer gol em Campeonato Paulista, Brasileiro, Sul-Americana, Libertadores e Mundial.”

Os dois ainda se reencontraram pelos gramados, mas em todas “até que foi normal” conta Adinam, que inclusive ganhou alguns dos confrontos, como em 2001 quando defendia o Sport e, na Ilha do Retiro, bateu o São Paulo por 1 x 0.

“Tinha que começar com alguém e acabou acontecendo comigo, no União São João, há 20 anos” diz, bem humorado.

Rogério Ceni fez sua estreia no Morumbi como técnico no último Domingo
Rogério Ceni fez sua estreia no Morumbi como técnico no último Domingo

Sobre a nova vida de Ceni, agora treinador do São Paulo, a primeira vítima deseja boa sorte e acredita no sucesso do ex-companheiro de profissão.

“Primeiro temos que dar os parabéns porque ele passou de comandado a comandante. A gente torce para que ele possa fazer história como ele fez como jogador, que o trabalho que ele faça daqui pra frente seja vitorioso como foi a carreira dele.”

GAZETAPRESS

Adinam em atividade pelo Itapirense, em 2012
Adinam em atividade pelo Itapirense, em 2012

Adinam passou por diversos clubes, incluindo Goiás, Sport, Portuguesa, Batatais e hoje é auxiliar técnico e preparador de goleiros do Desportivo Brasil, time que disputa a série A3 do Campeonato Paulista.

Seu time tem duas vitórias, duas derrotas e um empate na temporada. Sobre essa nova fase sua, diz: “devagar e sempre, vamos ajeitando devagarinho.”

Sobre o lance, Rogério Ceni, que então “não sabia nem comemorar, para onde correr ou olhar”, brincou ao lembrar o lance para o jornal Terra: “Infelizmente, já passou muito tempo.”

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.