19/04/2024

zigzagdoesporte.com.br

A sua revista eletrônica do esporte

Primeiro negro a fazer gol pelo Athletic Bilbao em 117 anos deve renovar até 2017. Entenda o fato.

2 min read

Do Zigzagdoesporte.com.br por ESPN.com.br com agência Gazeta Press.

Getty

Iñiki Williams se tornou o primeiro negro a marcar com a camisa do Athletic Bilbao
Iñiki Williams se tornou o primeiro negro a marcar com a camisa do Athletic Bilbao

Espanhol de ascendência africana, com o pai liberiano e a mãe ganesa, o jovem Iñaki Williams entrou para a história em fevereiro passado ao se tornar o primeiro negro a marcar um gol pelo Athletic Bilbao em 117 anos de história do clube espanhol. A quebra do tabu, que vem como consequência do alto rendimento que apresenta desde as divisões de base, deixou o jovem de 21 anos bem próximo de renovar seu contrato até 2017.

Apesar de ter pais que deixaram a África rumo à Europa como refugiados, Iñaki nasceu em território basco e, por isso, pode defender a camisa do Bilbao, clube cuja política é restrita em relação à presença de jogadores estrangeiros. Destaque desde as categorias de base, quando marcou 35 gols em um campeonato juvenil, o atacante – que estreou como profissional em 2012 – pode ver sua cláusula contratual passar de 6 milhões de euros (cerca de R$ 20 milhões) para 20 milhões de euros (cerca de R$ 66 milhões) se revalidar o vínculo.

Antes de despontar no Bilbao a ponto de motivar uma renovação, o jovem passou por dificuldades até se firmar como atleta. Começou a carreira no Clube Natação e de lá integrou a equipe do Osasuna, que tinha convênio com o clube. Porém, aos 10 anos, trocou o Osasuna pelo Pamplona, clube coirmão do Bilbao, e a partir daí, começou a se destacar nas categorias inferiores do clube basco.

Atualmente, prestes a prolongar o acordo por mais dois anos, Iñaki Williams vive a expectativa de disputar sua primeira final como profissional do Athletic Bilbao. Ainda sem local definido, a decisão da Copa do Rei da Espanha, entre Barcelona e Athletic, acontecerá dia 30 de maio de 2015.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.