Bahia encerra jejum de 1 mês com vitória sobre Oeste e volta ao G-4; confira detalhes e opinião sobre desempenho da equipe baiana.
3 min read
Do Zigzagdoesporte.com.br por Carlos Fiúza com ESPN.com.br.

Eram cinco jogos sem vitória do Bahia neste Campeonato Brasileiro da Série B, com direito a uma derrota no clássico para o Vitória por goleada e com o técnico Sergio Soares sendo demitido na última rodada. Efetivado como treinador, Charles Fabian estreou neste sábado e viu o time acabar com o jejum ao derrotar o Oeste fora de casa por 1 a 0, em jogo realizado em Osasco.
O autor do gol da vitória foi Kieza. O centroavante, que também é capitão do Bahia, havia sido o vilão no clássico estadual, ao ser expulso ainda no primeiro tempo, vendo, do vestiário, o Vitória triunfar por 3 a 1 em plena Arena Fonte Nova. Suspenso na última rodada, o atacante marcou, de cabeça, o gol neste sábado que garantiu os três pontos aos tricolores.
A vitória, combinada com outros resultados deste sábado, faz com que o Bahia retorne ao G-4 da Série B. O time de Charles Fabian tem 51 pontos, tendo ultrapassado neste sábado o Paysandu e o Santa Cruz. Com 51 pontos, o América-MG, atual terceiro colocado, também perdeu na rodada.
Charles Fabian fez três alterações em relação ao time normalmente escalado por Sergio Soares, mudando um jogador em casa setor: defesa, meio-campo e ataque. Uma das novidades foi Souza, e o meio-campista provou que o técnico estava certo ao ser um dos melhores em campo. Aos 32 minutos, ele bateu escanteio na cabeça de Kieza, que se livrou da marcação e cabeceou para o fundo da rede.
Antes disso, porém, Roger já tinha perdido duas chances para abrir o placar para os visitantes e Douglas Pires tinha feito uma grande defesa cara a cara em chute de Vagninho, que seria o primeiro gol do Oeste.
Na segunda etapa, o Oeste pareceu voltar animado e, nos primeiros 10 minutos, teve duas grandes oportunidades, mas a bola passou raspando a trave baiana em tentativas de Renan, de cabeça, e Paulo Henrique, em chute cruzado. Depois disso, porém, os visitantes conseguiram marcar bem e, assim, garantiram a vitória.
Na próxima terça-feira, o Bahia recebe o Criciúma na abertura da 32ª rodada da Série B. Já o Oeste, 15º colocado com 38 pontos, enfrenta o América-MG fora de casa na sexta-feira, em Minas Gerais.
Vale ressaltar que o treinador demorou a alterar sua equipe e por pouco não foi penalizado com o empate ou virada da equipe do Oeste o inseguro zagueiro Gabriel a falta de habilidade e utilidade de João Paulo Penha e o meia Eduardo colocaram em xeque a boa atuação do 1º tempo do tricolor baiano. Laterais improducentes, Roger sem ritmo, mobilidade e preparo físico colocavam em risco o importante triunfo do Bahia. E assim foi esse triunfo na marra, superando e tendo um pouco de sorte.
Detalhe marcante, a presença em grande numero do torcedor tricolor em São Paulo.
FICHA TÉCNICA:
OESTE 0 X 1 BAHIA
Local: estádio José Liberatti, em Osasco (SP)
Data: 17 de outubro de 2010, sábado
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Evandro Gomes Ferreira (GO)
Cartões amarelos: Paulo Henrique, Júnior negão e Daniel Gigante (Oeste); Souza, Eduardo, Gabriel Valongo e João Paulo Penha (Avaí)
Gol: Kieza, aos 32 minutos do primeiro tempo
OESTE: Leandro Santos; Paulo Henrique (Júnior Negão), Daniel Gigante, Ligger e Fernandinho; Guilherme Amorim, Renato Xavier (Patrik Silva), Renan Motta e Mazinho; Kahê Rafael Martins) e Waguininho. Técnico: Renan Freitas
BAHIA: Douglas Pires; Railan, Gabriel Valongo, Gustavo e João Paulo; Paulinho Dias, Souza, Eduardo (Romulo) e João Paulo Penha (Vitor Costa); Kieza e Roger (Alexsandro). Técnico: Charles Fabian